Correio Braziliense
postado em 26/04/2020 04:09
O Brasil completa, hoje, dois meses de luta contra o novo coronavírus, ultrapassando a marca de 4 mil óbitos em decorrência da pandemia. De acordo com o balanço divulgado pelo Ministério da Saúde, a doença já fez 4.016 vítimas no país, sendo que 346 mortes foram incluídas no balanço de casos nacionais entre sexta e sábado.
Também ontem, o país confirmou o maior número de casos da Covid-19 em 24 horas. Novos 5.514 registros entraram na contagem do número de infectados, chegando a um total de 58.509 casos confirmados. Há, ainda, de acordo com o ministério, 1.312 óbitos em investigação.
O estado de São Paulo é o que mais reúne casos e mortes pela doença. São 20.004 infectados e 1.667 óbitos. Em seguida está o Rio de Janeiro, com 6.828 casos e 615 óbitos. Ceará, Pernambuco e Amazonas continuam a lista. O Maranhão passou a integrar o grupo dos estados que já registraram 100 casos ou mais do novo coronavírus. De acordo como governo, todos os estados e o Distrito Federal são afetados pela pandemia.
Na semana passada, o país acumulou recordes de fatalidades. Na quinta-feira, o Brasil registrou um recorde de novos óbitos pelo novo coronavírus em 24 horas. Em um dia, foram confirmados 407 falecimentos.
Também de acordo com a pasta, 29.160 dos 58.509 pacientes diagnosticados já se recuperaram da doença, o equivalente à metade dos casos diagnosticados. Outras 25.333 pessoas que testaram positivo para o novo coronavírus permanecem em acompanhamento em unidades de saúde.
O Brasil lidera o ranking da América Latina e Caribe de pessoas afetadas pela doença, e as previsões da Organização Mundial da Saúde (OMS) é de que a situação se agrave no Brasil e no México.
Renan Filho testa positivo
O governador de Alagoas, Renan Filho (MDB), testou positivo para a Covid-19. Ele fez o anúncio, ontem, nas redes sociais e disse que refez o exame, depois de o primeiro ter dado negativo. “Estou em casa, me sentindo bem, sem sintomas graves e iniciarei hoje os 14 dias de quarentena para recuperação”, escreveu o governador no Twitter. “Essa doença é perigosa. Não há verdade absoluta, estamos todos apreendendo diariamente a combatê-la. Quem está na linha de frente: médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde, precisam de ainda mais cuidados”, completou. Renan Filho é o terceiro governador a contrair o coronavírus. Os governadores do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), e do Pará, Helder Barbalho (MDB), também testaram positivo para a Covid-19. Em Alagoas, foram confirmados 413 casos com o novo coronavírus e 27 mortos.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.