Brasil

Coronavírus: Pesquisa revela maior risco para pacientes com câncer

O estudo foi realizado com 105 pacientes com câncer e 536 pacientes sem câncer, todos com o novo coronavírus

Um estudo publicado nesta terça-feira (28/4) mostra que pacientes de câncer têm mais chances de morrer ou sofrer complicações mais graves por conta do coronavírus.

Segundo a pesquisa, publicada no Cancer Discovery, o risco é maior para pacientes com tumores que se espalharam pelo corpo ou com neoplasias nos pulmões e sangue. Ainda de acordo com a publicação, os pacientes oncológicos têm mais chances de precisar de tratamentos como ventilação mecânica ou internação na UTI.

Os autores do estudo levantaram que pacientes com câncer são mais vulneráveis por diversos fatores. Entre os motivos está o fato do câncer causar imunossupressão no paciente e a idade dessas pessoas também normalmente ser mais avançada.

Saiba Mais

Os pacientes com câncer de pulmão seriam um grupo de alto risco. Eles teriam mais vulnerabilidade devido aos problemas já existentes no sistema respiratório. Além disso, alguns pacientes fazem tratamentos — como a quimioterapia e as cirurgias — que podem comprometer o sistema imunológico, ficam, também, mais vulneráveis.

A pesquisa ainda aponta que, mesmo os pacientes curados, têm riscos maiores se contraírem a doença. Por outro lado, pacientes com estágios iniciais da doença, tendem a ter resultados similares aos que não apresentam doenças oncológicas.