Brasil

Aumento de mortes de Covid-19 é uma tendência no Brasil, afirma Teich

Com a confirmação das 474 novas mortes pelo novo coronavírus, o Brasil superou o número de vítimas da doença na China. São 5.017 brasileiros mortos pela Covid-19, contra 4.643 chineses

Correio Braziliense
postado em 28/04/2020 20:12
Com a confirmação das 474 novas mortes pelo novo coronavírus, o Brasil superou o número de vítimas da doença na China. São 5.017 brasileiros mortos pela Covid-19, contra 4.643 chinesesO ministro da Saúde, Nelson Teich, decidiu se manifestar diante do recorde do aumento diário de mortes de Covid-19 registrado pelo Ministério da Saúde nesta quinta-feira (28/4). Com a confirmação das 474 novas mortes pelo novo coronavírus, o Brasil superou o número de vítimas da doença na China. São 5.017 brasileiros mortos pela Covid-19, contra 4.643 chineses. Teich afirmou que o aumento de mortes no Brasil é visto como uma tendência no Brasil. 

“É um número que vem crescendo. Como a gente tem uma manutenção desses números elevados e crescentes, a gente tem que abordar isso com problema relacionado à curva que vem crescendo com agravamento da situação. Isso continuou restrito aos lugares onde a gente sabe que estão tendo as maiores dificuldades como Manaus, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo”, pontuou. 

Teich ressaltou que as regiões do Brasil devem ser tratadas de uma forma diferente. "Hoje a gente vê nesses lugares, onde a crise é maior, como quadro de piora e vamos continuar acompanhando para confirmar isso e ver como será a evolução", disse. 

Desde a última quinta-feira, 23/4, o Brasil viu o número de confirmações diárias de mortes saltar para um outro patamar. Foram 407 mortes confirmadas. Antes, esse número variava entre 100 e 200. Na ocasião, o ministro da Saúde, Nelson Teich, que não soube precisar o motivo da drástica variação, disse que seria necessário acompanhar a evolução dos números nos próximos balanços para saber se o aumento representava apenas um esforço para zerar a fila de amostras que aguardam diagnósticos.

O ministro explicou que a coletiva foi convocada de última hora porque "houve um questionamento para que a gente se colocasse". "A gente veio hoje para responder algumas perguntas e vamos ter uma coletiva técnica novamente na quinta-feira. Amanhã não vamos conseguir fazer porque tem uma apresentação no Senado", explicou. Teich participará de uma audiência pública no Senado Federal. A reunião está marcada para as 16h30. 

Questionado sobre a atuação do Ministério da Saúde na assistência aos estados e municípios, secretário-executivo, general Eduardo Pazuello afirmou que as principais demandas são por testes, respiradores e equipamentos de proteção individual e que a pasta movimenta-se diariamente para atender os pedidos. 

De acordo com Pazuello, mais 185 respiradores começam a ser distribuídos para os estados e municípios mais críticos a partir de quarta-feira (29/04). “O ministério tem se preparado e adquirido esse material. Continuamos com a distribuição focada exatamente onde está pior, não apenas uma distribuição linear como iniciou-se nos planejamentos”, disse. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags