Correio Braziliense
postado em 29/04/2020 13:59
O comando da Organização Mundial de Saúde (OMS) foi questionado, durante entrevista coletiva nesta quarta-feira, 29, sobre estudos recentes que avaliam o desempenho do antiviral remdesivir, da Gilead Sciences. As autoridades presentes afirmaram que ainda não tinham lido os estudos em questão, por isso não poderiam comentar. Além disso, ressaltaram que a organização busca avaliar um conjunto de estudos, pesando nos prós e contras deles, para assim chegar a conclusões mais abalizadas.
LÃder da resposta da OMS à pandemia, a epidemiologista Maria Van Kerkhove elogiou o fato de que há uma grande quantidade de estudos sendo publicados sobre a covid-19. Ela lembrou, porém, que em muitos casos a divulgação tem acontecido antes da revisão pelos pares e dos demais trâmites previstos para uma revista cientÃfica, portanto pode haver mudanças importantes no que é informado preliminarmente e no que depois de fato se verifica após esse processo. "Olhamos qual estudo é mais robusto e qual tem mais limitações", apontou, falando em Genebra, na SuÃça.
De qualquer modo, Maria Van Kerkhove voltou a defender que, como o coronavÃrus ainda tem espaço para se disseminar, é preciso manter as medidas de distanciamento fÃsico como parte da estratégia para combater a pandemia.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.