Brasil

"Quando vai ser o pico? Não sei e ninguém sabe", diz ministro da Saúde

Ao todo, 78.162 pessoas estão infectadas no Brasil

Correio Braziliense
postado em 29/04/2020 18:28
Ao todo, 78.162 pessoas estão infectadas no BrasilO ministro da Saúde, Nelson Teich, declarou nesta quarta-feira (29/4) que não sabe quando vai ser o pico de casos do novo coronavírus no Brasil. Mais cedo, o Ministério da Saúde divulgou que o país teve o maior número de casos confirmados nas últimas 24 horas. O sistema recebeu mais 6.276 novos registros de casos e, ao todo, 78.162 pessoas estão infectadas no Brasil. 

“Quando vai ser o pico? Não sei e ninguém sabe. Não sou que não sei, ninguém sabe”, disse Teich ao responder perguntas de senadores em uma sessão remota do Plenário do Senado Federal. O ministro da Saúde foi convocado por senadores para esclarecer quais ações serão providenciadas pela pasta para socorrer os estados e municípios no combate à pandemia da Covid-19. 

“Um dos grandes problemas se definir uma data que se baseia em um modelo é que aquela sugestão se transforma numa promessa e um dado real. Você passa a tratar aquilo como se fosse uma verdade e quando aquilo não acontece todo mundo começa a se perguntar o que está acontecendo”, avaliou. 

Saiba Mais

De acordo com ele, cada lugar vai ter uma curva e as datas que são projetadas são suposições em cima de modelos. Segundo o balanço do Ministério da Saúde, os estados mais afetados são São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Ceará, Amazonas, Maranhão e Pará.

Teich também usou o espaço para esclarecer que o foco da pasta é o aprofundamento e atualização sistemática das informações relacionadas à crise. “Montamos, para tanto, um centro de comando de informações que nos auxilia para embasar as decisões”, pontuou.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags