Brasil

BH: abertas mais cedo, agências da Caixa permanecem com filas quilométricas

Aglomerações de trabalhadores em busca do auxílio emergencial dobravam quarteirões da capital nesta segunda-feira (4)

Correio Braziliense
postado em 04/05/2020 12:11
Saga do auxílio emergencial: fila na agência da Caixa situada na Rua Tupinambás reunia mais de 200 pessoas antes das 8h nesta segunda-feira (4)No primeiro dia em que todas agências da Caixa Econômica Federal passaram a funcionar com expediente extendido em duas horas, a mesma cena se repete no Centro de Belo Horizonte. Centenas de trabalhadores ainda se aglomeram na porta das unidades das ruas Curitiba e Tupinambás. 

A principal demanda do público também não mudou: a maioria dos presentes segue em busca dos R$ 600 do auxílio emergencial - saga que começou em 17 de abril, quando a Caixa começou a pagar o benefício concedido pelo governo federal a informais e trabalhadores de baixa renda durante a pandemia de coronavírus. 

Por volta de 8h, início do atendimento, a multidão nas imediações da agência da Rua Tupinambás já era de cerca de 200 pessoas. Na Curitiba, a fila dobrava o quarteirão da Amazonas e seguia pela Rua dos Tupis. Entre os presentes, idosos, pessoas sem máscaras e pouca atenção à distância de um metro entre um cliente e outro, recomendada pelas autoridades sanitárias para conter a propagação do vírus da Covid-19.
 
 

Caminhão

 
Além da extensão do expediente nos bancos, a Caixa anunciou mais três medidas para agilizar o atendimento presencial em suas unidades, mobilizadas exclusivamente para questões relacionadas aos serviços sociais - renda básica emergencial, bolsa família, FGTS, seguro-desemprego e correlatos. 

A principal novidade é a disponibilização de cinco caminhões-agência para atendimento em locais com maior necessidade. A localização e o horário de atendimento desses postos na capital mineira ainda não foram informados pelo banco. 

Saiba Mais

A contratação 800 vigilantes adicionais - além dos mais de 2 mil já em atividade, bem como de 389 recepcionistas, visa reforçar a orientação do público nas filas e garantir o cumprimento dos protocolos definidos pelas autoridades de saúde para evitar a disseminação  do coronanvírus. 

Também faz parte do pacote de otimização a realocação de mais de 3 mil funcionários da instituição financeira para ampliar as equipes nas agências. O banco comunicou ainda que articula parcerias junto a prefeituras com o objetivo de acelerar a assistência e melhorar a divulgação de informações à população.

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