Correio Braziliense
postado em 04/05/2020 14:37

Desde o início da pandemia, o governo federal acelerou a digitalização dos serviços e incluiu novas atividades no portal Gov.br. Além disso, aumentou o rol de serviços que podem ser acessados pelo mesmo login e senha, sem a necessidade de decorar diversos cadastros.
De acordo com a Secretaria de Governo Digital da pasta, a solução é “para que as pessoas não precisem, por exemplo, criar um login e uma senha para acessar o Meu INSS e outros login e senha para a CNH Digital”. Da mesma forma, não há necessidade de novos cadastros para outros serviços.
O secretário de Governo Digital, Luis Felipe Monteiro, pontua que o acesso digital aos serviços públicos agrega mais rapidez, eficiência e economia para o Estado brasileiro. “O login único representa uma evolução na vida do cidadão, que já não precisa mais realizar diversos cadastros e memorizar nomes de usuário e senhas diferentes”, ressaltou.
A ferramenta permite ao cidadão utilizar serviços não apenas do governo federal, mas também de nove unidades federativas, são elas: Distrito Federal, Alagoas, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Pernambuco e Bahia. Os municípios de São Paulo, Recife, Blumenau (SC) e Rio do Sul (SC), e as 27 Juntas Comerciais do país também estão integradas no sistema.
Saiba Mais
Com as medidas de distanciamento social decorrentes da Covid-19, a demanda pelo cadastro único cresceu. De janeiro a março de 2020, por mês, em média 3,66 milhões criaram suas contas digitais. Apenas em abril, 4 milhões de pessoas aderiram à ferramenta. O governo permite a abertura de somente um login para cada CPF.
*Estagiária sob supervisão de Fernando Jordão
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