Brasil

Ministro da Saúde visita hospitais e se reúne com autoridades em Manaus

Nelson Teich averiguou as instalações e ouviu as principais reivindicações dos gestores amazonenses, estado com maior coeficiente de incidência por 1 milhão de habitante

Correio Braziliense
postado em 04/05/2020 15:20
Nelson Teich averiguou as instalações e ouviu as principais reivindicações dos gestores amazonenses, estado com maior coeficiente de incidência por 1 milhão de habitanteO ministro da Saúde observa de perto como os gestores e profissionais da saúde de Manaus estão lidando com a crise instalada na capital amazonense no contexto do novo coronavírus. Nesta segunda-feira (04/05), Nelson Teich visitou hospitais e acompanhou a dinâmica das atividades, além de ouvir as principais reivindicações dos gestores e autoridades do Amazonas, estado que tem o maior percentual de infectados por 1 milhão de habitante. 

De acordo com o boletim epidemiológico 13 do Ministério da Saúde, o coeficiente de incidência do Amazonas estava em  521, o maior do Brasil. O Amapá (512), Roraima (403), Ceará (381) e São Paulo (318) completam a lista dos cinco estados que apresentaram uma incidência considerada muito alta. 

“Tenho certeza que a única forma de ajudarmos a sociedade e salvar o maior número de pessoas é trabalharmos todos juntos, de forma estruturada e planejada”, destacou Teich. No domingo (03/05), ao desembarcar no estado, o ministro se reuniu com o governador Wilson Lima e autoridades locais. Já nesta manhã, ele aproveitou para visitar serviços de saúde. No Hospital Delphina Rinaldi Abdel Azir, acompanhou a alta de pacientes infectados pela CoVida-19. Mais cedo, visitou o Comando Militar da Amazônia. 

Esta prevista para este fim de tarde uma reunião com o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio, quando deve ser discutida novas estratégias para sanar as dificuldades de atendimento na capital e no resto do estado. Entre as ações já anunciadas está a ampliação da oferta de testes de diagnóstico e o apoio a pesquisas para desenvolvimento de novas tecnologias para enfrentamento à doença. 
 
Nelson Teich averiguou as instalações e ouviu as principais reivindicações dos gestores amazonenses, estado com maior coeficiente de incidência por 1 milhão de habitante 

Além disso, o Amazonas recebe um reforço de 267 profissionais de saúde, contratados pelo Ministério da Saúde, para atuar no enfrentamento à Covid-19. São 37 médicos, 118 enfermeiros, 57 técnicos em enfermagem, 26 fisioterapeutas, 12 farmacêuticos e 17 biomédicos. Estes profissionais se inscreveram na ação estratégica “O Brasil Conta Comigo”, que está cadastrando e capacitando profissionais, residentes e estudantes da área de saúde de todo o país para atuarem no atendimento à população diante da pandemia de coronavírus, em apoio aos estados e municípios que mais precisam. A contratação destes profissionais é temporária, por até seis meses, e remunerada de acordo com o salário base de cada categoria. 

Saiba Mais

Quem também acompanha Teich nos compromissos é o secretário-executivo, general Eduardo Pazuello. O militar, que tem missão de executar os planejamentos estratégicos do ministério destacou a importância do reforço dos profissionais. “O grupo vai reforçar o atendimento à população. Outras contratações podem seguir na sequência e, com isso, vamos atender todas as demandas de pessoal que se fizerem necessárias”, declarou Pazuello. Além das lideranças do ministério da Saúde, também integra a comitiva enviada ao Amazonas a representante da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS) no Brasil, Socorro Gross.

Veja a agenda completa


Agenda do Ministro de Estado, Nelson Luiz Sperle Teich

9h – Visita o Comando Militar da Amazônia

10h15 – Visita Hospital de Retaguarda Nilton Lins

11h45 – Visita o Hospital Delphina Rinaldi Abdel Azir

15h – Visita o Hospital de Campanha Municipal

16h – Encontro com Prefeito Artur Neto

17h – Coletiva de imprensa 

18h – Reunião com parlamentares

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags