Correio Braziliense
postado em 04/05/2020 15:20
O ministro da Saúde observa de perto como os gestores e profissionais da saúde de Manaus estão lidando com a crise instalada na capital amazonense no contexto do novo coronavírus. Nesta segunda-feira (04/05), Nelson Teich visitou hospitais e acompanhou a dinâmica das atividades, além de ouvir as principais reivindicações dos gestores e autoridades do Amazonas, estado que tem o maior percentual de infectados por 1 milhão de habitante. De acordo com o boletim epidemiológico 13 do Ministério da Saúde, o coeficiente de incidência do Amazonas estava em 521, o maior do Brasil. O Amapá (512), Roraima (403), Ceará (381) e São Paulo (318) completam a lista dos cinco estados que apresentaram uma incidência considerada muito alta.
“Tenho certeza que a única forma de ajudarmos a sociedade e salvar o maior número de pessoas é trabalharmos todos juntos, de forma estruturada e planejada”, destacou Teich. No domingo (03/05), ao desembarcar no estado, o ministro se reuniu com o governador Wilson Lima e autoridades locais. Já nesta manhã, ele aproveitou para visitar serviços de saúde. No Hospital Delphina Rinaldi Abdel Azir, acompanhou a alta de pacientes infectados pela CoVida-19. Mais cedo, visitou o Comando Militar da Amazônia.
Esta prevista para este fim de tarde uma reunião com o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio, quando deve ser discutida novas estratégias para sanar as dificuldades de atendimento na capital e no resto do estado. Entre as ações já anunciadas está a ampliação da oferta de testes de diagnóstico e o apoio a pesquisas para desenvolvimento de novas tecnologias para enfrentamento à doença.
Além disso, o Amazonas recebe um reforço de 267 profissionais de saúde, contratados pelo Ministério da Saúde, para atuar no enfrentamento à Covid-19. São 37 médicos, 118 enfermeiros, 57 técnicos em enfermagem, 26 fisioterapeutas, 12 farmacêuticos e 17 biomédicos. Estes profissionais se inscreveram na ação estratégica “O Brasil Conta Comigo”, que está cadastrando e capacitando profissionais, residentes e estudantes da área de saúde de todo o país para atuarem no atendimento à população diante da pandemia de coronavírus, em apoio aos estados e municípios que mais precisam. A contratação destes profissionais é temporária, por até seis meses, e remunerada de acordo com o salário base de cada categoria.
Saiba Mais
Veja a agenda completa
Agenda do Ministro de Estado, Nelson Luiz Sperle Teich
9h – Visita o Comando Militar da Amazônia
10h15 – Visita Hospital de Retaguarda Nilton Lins
11h45 – Visita o Hospital Delphina Rinaldi Abdel Azir
15h – Visita o Hospital de Campanha Municipal
16h – Encontro com Prefeito Artur Neto
17h – Coletiva de imprensa
18h – Reunião com parlamentares
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.