Brasil

Luto no STF e no Congresso

Correio Braziliense
postado em 10/05/2020 04:15
Com 10.627 mortes pela covid-19 confirmadas no Brasil, os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), decretaram desde ontem luto oficial de três dias no Congresso. A medida também foi anunciada pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli.

Em nome do Legislativo, os presidentes das duas Casas definiram a situação atual como “uma tragédia, que nos devasta mais a cada dia”. Em ato conjunto, suspenderam celebrações, comemorações e festividades nos próximos três dias. O documento foi publicado ontem, em edição extraordinária do Diário Oficial do Congresso Nacional. A Bandeira Nacional, em frente ao Palácio do Congresso, foi hasteada a meio-mastro às 14h.

O Brasil registrou 146 mil casos, ontem, e é o sexto país com mais mortes, atrás de Estados Unidos (69,8 mil), Reino Unido (31,2 mil), Itália (30,2 mil), Espanha (26,2 mil) e França (26,1 mil).

“O combate a um inimigo tão invisível quanto mortal, que ataca sem respeitar fronteiras ou aviso prévio, é sacrificante e cruel”, acrescentam os presidentes da Câmara e do Senado.

Em nota, ao decretar luto oficial, Toffoli disse se solidarizar “a familiares e amigos daqueles que perderam a vida”. A saída para a crise, disse, está “na ação coordenada, amparada na ciência”.




Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags