Correio Braziliense
postado em 11/05/2020 14:58
O secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, afirmou que não é momento para ampliar a testagem para o covid-19 no Estado. Durante entrevista coletiva, nesta segunda (11), em entrevista online, ele afirmou que Minas seguirá fazendo somente testes em pacientes graves, profissionais de saúde, asilados e pessoas restritas de liberdade. "Temos discutido internamente na secretaria qual é o momento adequado para começar testagem maior na sociedade. Não é este momento. Temos que aguardar um pouco mais", afirmou.A reportagem Estado de Minas identificou que o volume de resultados “a confirmar” em Minas é dos maiores do Brasil, fato endossado por especialistas e que engrossa a subnotificação de registros de contaminação e morte pelo novo coronavírus. Minas ocupa a quarta posição nacional no ranking de Estados que menos realizam os testes.
O secretário, porém, admitiu que faltam insumos para ampliar o número de testes realizados no Estado. Essa falta de insumos, principalmente para o exame PCR, conforme o secretário lembrou, ocorre em todo o Brasil. Ele disse ainda que outros Estado, onde a pandemia tem feito número maior de contaminados e vítimas, têm sido priorizados pelo Ministério da Saúde no envio dos testes.
Saiba Mais
Segundo Carlos Amaral, o número de testes realizados demonstra que o resultado é positivo para 4,5% da população. Ele alegou que esse número de testes serve de amostra para o universo dos casos suspeitos e que o número de confirmação nesse universo ficaria em torno desse percentual.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.