Brasil

Brasil recebe 15 milhões de máscaras importadas da China

Equipamentos chegaram no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. País enfrenta dificuldades, contudo, para comprar respiradores

Correio Braziliense
postado em 11/05/2020 17:38
Avião carregado com máscarasO Brasil recebeu nesta semana um carregamento de milhões de máscaras, em um esforço que envolve o Ministério da Infraestrutura e empresas privadas. Ainda há, contudo, uma dificuldade de obter respiradores que afeta vários estado. Existe uma discussão sobre a necessidade de se criar uma base industrial para equipamentos de saúde, de forma a reduzir a dependência chinesa.

O primeiro voo com equipamentos para combate à covid-19 pousou no domingo (10/5) no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. O segundo carregamento chegou na segunda-feira (11/5), também em Guarulhos. As 15 milhões de máscaras triplas pesam cerca de 53 toneladas. 

O Ministério da Infraestrutura é responsável pela operação especial para trazer da China 960 toneladas de máscaras cirúrgicas e N95 compradas pelo Ministério da Saúde. Em nota, a pasta explica que “os equipamentos de proteção serão distribuídos aos estados. O MInfra vai fretar mais de 40 voos da Latam para trazer 240 milhões de máscaras ao país. Também está apoiando estados e prefeituras na logística e distribuição de equipamentos”.

Saiba Mais

Uma das empresas privadas que estão apoiando o ministério é a Latam Airlines Brasil. Além da parceria logística e o apoio na distribuição de itens médicos nos estados brasileiros, a companhia aérea também está transportando profissionais de saúde envolvidos no combate à pandemia, com isenção total da tarifa aérea. 

O objetivo da Latam com a iniciativa é facilitar o acesso dos profissionais aos locais mais impactados. Dentro do Brasil, a Latam também segue contribuindo para o abastecimento dos estados com o transporte dos itens de combate à covid-19. Desde 15 de março, já foram realizados mais de 130 voos para o transporte de cerca de 600 toneladas de materiais como medicamentos, testes, álcool em gel, máscaras, luvas, termômetros, respiradores e doações de alimentos.

*Estagiários sob supervisão de Fernando Jordão

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags