Brasil

Família desobedece recomendação, abre caixão e cinco pegam coronavírus

Caso aconteceu no município de Cairu, na região sul da Bahia

Correio Braziliense
postado em 13/05/2020 14:59

Cairu engloba o arquipélago de Tinharé, formado por 26 ilhas, entre elas a paradisíaca BoipebaA família de uma vítima da pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2) desobedeceu as recomendações do Ministério da Saúde e abriu o caixão durante o velório, em Cairu, região sul da Bahia. O ato de imprudência contaminou cinco das pessoas que participavam do velório.

O óbito foi confirmado em 7 de maio, pela Santa Casa de Valença, hospital de um município vizinho. De acordo com os registros hospitalares, a vítima sofria de síndrome respiratória aguda grave e, como havia suspeita de estar infectada pela covid-19, o caixão saiu lacrado da unidade de saúde.

 

No velório, a família resolveu abrir o caixão, mesmo sendo orientada pela Secretaria Municipal de Saúde de Cairu a não romper o lacre da urna. 

 

O paciente havia feito o exame comprobatório no Laboratório Central da Bahia para verificar se estava mesmo infectado pela doença, mas o resultado saiu apenas nessa segunda-feira (11/5). Com a confirmação, a prefeitura de Cairu decidiu realizar testes rápidos em todas as 12 pessoas que estavam no velório. Cinco testaram positivo.

 

Cidade não tinha casos registrados

A princípio, a família não acreditou no diagnóstico da vítima e se recusou a fazer os exames, pois a Secretaria de Estado de Saúde (Sesab) não havia confirmado nenhum registro de contaminação pelo novo coronavírus na cidade baiana. Mas, com muita insistência, funcionários da prefeitura convenceram os familiares.

 

Em nota, a Prefeitura informou que a família da vítima recebeu "todas as informações necessárias para realização do sepultamento seguro, bem como das normas sanitárias indicadas pelos órgãos responsáveis". Também avisou que está monitorando as pessoas próximas à vítima.

 

"Enfermeiros, técnicos de saúde, psicólogos e assistente social da rede municipal de saúde estão oferecendo todo apoio à família e amigos da vítima. A Secretaria de Saúde lamenta pelo falecimento e deseja conforto aos familiares neste momento difícil", reforçou a Prefeitura no comunicado.

 

*Estagiário sob supervisão da subeditora Kelen Cristina

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags