Correio Braziliense
postado em 22/05/2020 14:53
As autoridades sanitárias continuam realizando intervenções em ruas e avenidas de acesso a Belo Horizonte e na manhã desta sexta-feira também estenderam a fiscalização aos terminais metropolitanos de ônibus. Além de ocupantes de carros, passageiros do transporte coletivo também foram abordados, respondendo perguntas sobre possível sintomas de COVID-19 e tendo a temperatura corporal aferida. A iniciativa, aliada ao número cada vez maior de veículos, provocou congestionamento em alguns pontos, como na Via Expressa, em frente à Estação Gameleira do metrô. Mas os beneficios para o controle da disseminação do novo coronavírus podem certamente são mais importantes.
“Uma operação tranquila, com a colaboração das pessoas”, atentou Domingos Sá, da Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte, que integrou a blitz.
Por volta das 8h30, os ônibus circulavam em sua maioria vazios, facilitando o trabalho dos servidores da saúde. Mas mais cedo foi constatado que alguns desrespeitaram o decreto estadual que proíbe que pessoas sejam transportadas em pé.
“Notificamos alguns coletivos, mas foi uma coisa pontual. A maioria tem respeitado as normas, inclusive no que ser refere ao uso de máscaras a bordo”, afirmou o agente de transportes do Departamento de Estradas e Rodagem de Minas Gerais (Der-MG), outro a integrar a força-tarefa na Gameleira.
Saiba Mais
Já na Avenida do Contorno, na Cidade Jardim, foi possível ver veículos da linha Circular 1 rodando bem cheios, o que é proibido atualmente em função da pandemia. A fiscalização deverá ser reforçada a partir de segunda-feira, quando há tendência de aumento do movimento.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.