Brasil

Após alta de 273% nos casos de covid-19, cidade em MG entra em lockdown

Medidas restritivas valerão só nos fins de semana a partir deste sábado (23); empreiteira que atua no local teria acelerado avanço da pandemia; entenda

Correio Braziliense
postado em 22/05/2020 15:04
JaboticatubasCom aumento de 273% de casos de COVID-19 em 24 horas - dados do boletim da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais - a prefeitura de Jaboticatubas, a 60 km de Belo Horizonte, decretou lockdown (bloqueio) a partir deste sábado (22). A informação foi confirmada ao Estado de Minas pelo prefeito Eneimar Adriano Marques (DEM) nesta sexta-feira (20). Ele atribui o estouro das infecções à passagem de um grupo de colaboradores de uma empreiteira pela região. 

Segundo o chefe do executivo municipal, a medida será aplicada apenas aos fins de semana - neste e no próximo. Ele não descarta, contudo, prorrogar o bloqueio por mais tempo, caso a pandemia de coronavírus permaneça avançando na cidade, que não tem leitos de CTI e conta com apenas três respiradores, disponíveis no hospital filantrópico do município - situado a 60km da capital mineira.

De acordo com o prefeitura, todo o comércio, incluindo o essencial, será suspenso. Apenas postos de gasolina e farmácias terão autorização para funcionar durante o confinamento. As divisas, a princípio, não serão fechadas.

Consta no censo do IBGE que cidade tem 20.143 habitantes. Pelos cálculos do prefeito,  frequentadores eventuais somariam mais 10 mil à comunidade. 
 
 

Empreiteira espalhou vírus

 
Conta o secretário de governo Rafael Lucas que a disparada de casos de COVID-19 em Jaboticatubas - 19 para 71 em um dia - foi causada por colaboradores da empreiteira Cobra Brasil, instalados na localidade. Segundo o dirigente, a empresa, que faz parte do Consórcio Mantiqueira, ganhou uma licitação da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), autarquia ligada ao governo federal, para a instalação de linhas de transmissão de energia por várias cidades da região, incluindo Jaboticatubas.

Rafael Lucas diz que a equipe mobilizada no projeto reune 213 pessoas. Uma deles apresentou sintomas da virose e foi testado. Diante do diagnóstico positivo, a secretaria municipal de saúde decidiu aplicar o exame às 47 pessoas mais próximas do convívio do trabalhador. Treze delas teriam acusado a presença do vírus - todas assintomáticas.

Saiba Mais

O prefeito Eneimar Marques diz que, tão logo soube da situação, baixou um decreto suspendendo as atividades da empreiteira. Os colaboradores permanecem isolados em alojamentos e casas alugadas no município. "Dependendo de como as coisas se desenrolarem aqui, podemos restringir ainda mais o lockdown. Tudo vai depender do resultado do bloqueio nesses dois fins de semana", pondera o chefe do executivo. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags