Brasil

Quantidade de militares no Ministério da Saúde aumenta; veja a lista

São mais de 20 egressos das Forças Armadas integrando funções de comando, logística e estratégia, e quase nenhum com atuação anterior na área-fim da pasta

Correio Braziliense
postado em 23/05/2020 07:00

Segundo Pazuello, todos os militares que chegaram com ele são A movimentação no Ministério da Saúde desde a indicação do general Eduardo Pazuello como número dois da pasta é de entra e sai de militares nos corredores. Mesmo que desobrigados de usar fardas, bater continência virou gesto corriqueiro no bloco G da Esplanada. São mais de 20 egressos das Forças Armadas integrando funções de comando, logística e estratégia, e quase nenhum com atuação anterior na área-fim da pasta.


O próprio Pazuello, que deve ficar “por um bom tempo” como ministro, como avisou o presidente Jair Bolsonaro, não tem expertise em relação ao Sistema Único de Saúde. General da ativa, comandava a tropa com 5 mil homens na 12ª Região Militar, em Manaus, até ser convocado para o que chama de “nova missão”. Pelos colegas de farda, é visto como uma pessoa de perfil “progressista” e que promete trazer a disciplina e expertise típica da área para uma boa atuação em um “verdadeiro campo de batalha”.

Durante a reunião com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), na última quinta-feira, o ministro interino fez questão de explicar a preferência pelas altas patentes na linha de frente da pasta. Segundo Pazuello, a equipe da Saúde conta com um “apoio temporário” do Ministério da Defesa.

“(O Ministério da Saúde) tem uma equipe, para deixar claro, que tem o apoio do Ministério da Defesa, um apoio temporário, que, em princípio, serão só 90 dias. São militares da ativa, são pessoas preparadas para lidar com esse tipo de crise. Neste momento, precisamos desse tipo de preparo para somar às especialidades médicas”, disse Pazuello, que também se considera temporário no cargo.

Pela Defesa, foram cedidos 17 nomes à Saúde, conforme publicação no Diário Oficial da União de 4 de maio. No entanto, até o momento, 11 foram nomeados. A movimentação é interpretada pelo corpo técnico da Saúde como um atrelamento das decisões ao que pensa Bolsonaro, prevalecendo as conveniências políticas sobre as determinações técnicas.

Determinação
O presidente não escondeu a intenção em indicar nomes para a Saúde, começando por escalar o almirante Flávio Rocha, chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), para auxiliar na transição do ex-ministro Nelson Teich para a gestão de Pazuello. Aliás, foi por causa da pressão de Bolsonaro para a regulamentação do uso da cloroquina em pacientes com covid-19, mesmo sem comprovação de eficácia no tratamento, que o general chegou ao posto. Ontem, um dos poucos nomes indicados por Teich para assumir uma secretaria também se desligou: o médico Antonio Carlos Campos de Carvalho foi exonerado após não concordar em assinar a normativa sobre a substância que o presidente enxerga como solução para a pandemia.

Poucos são aqueles que, no Ministério da Saúde, têm alguma familiaridade com o tema. Uma é a diretora de Programa da secretaria de Atenção Primária, a médica (e militar) Laura Triba Appi — que, de início, foi nomeada para o cargo de assessora. Outro é o capitão Mario Luiz Ricette Costa, que assume como assessor técnico da Subsecretaria de Planejamento e Orçamento, atuava na Diretoria de Saúde do Ministério da Defesa. Já o secretário-executivo interino, coronel do Exército Antônio Élcio Franco Filho, chegou a ocupar o cargo de secretário de Saúde de Roraima no primeiro semestre do ano passado.

Militares acantonados

Eduardo Pazuello
ministro interino


Antônio Élcio Franco Filho
secretário-executivo interino


Reginaldo Machado Ramos
diretor de Gestão Interfederativa e Participativa


Jorge Luiz Kormann

diretor de Programa

 

Marcelo Blanco Duarte
assessor no Departamento de Logística


Paulo Guilherme Ribeiro Fernandes
coordenador-geral de Planejamento


Alexandre Magno Asteggiano
assessor

 

Luiz Otávio Franco Duarte
assessor especial do ministro


André Cabral Botelho
coordenador de contabilidade


Giovani Cruz Camarão
coordenador de Finanças do Fundo Nacional de Saúde (FNS)

 

Vagner Luiz da Silva Rangel
coordenador de execução orçamentária

 

Ramon da Silva Oliveira
coordenador geral de Inovação de 
Processos e de Estruturas Organizacionais

 

Marcelo Sampaio Pereira
diretor de programa da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde


Angelo Martins Denicoli
diretor do Departamento de Monitoramento e Avaliação do SUS


Mario Luiz Ricette Costa
assessor técnico da Subsecretaria de Planejamento e Orçamento


Alexandre Martinelli Cerqueira
Subsecretário de Assuntos Administrativos


Laura Triba Appi
diretora de Programa da Secretaria de Atenção Primária

 

Celso Coelho Fernandes Júnior
coordenador-Geral de Acompanhamento e Execução de Contratos Administrativos


Paulo César Ferreira Júnior
diretor de Programa da Secretaria-Executiva

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags