Brasil

Flexibilização em BH: 30 mil pessoas retornam ao trabalho nesta segunda

Quase 10 mil lojas foram reabertas nesta primeira etapa, que ocorre quase 2 meses após a suspensão as atividades comerciais

Correio Braziliense
postado em 25/05/2020 11:25
Barbearia de portas abertas no Centro de BH: profissionais de volta ao trabalhoNesta primeira etapa da flexibilização do isolamento social em Belo Horizonte - dois meses após a suspensão das atividades, em 9 de abril - 9.729 estabelecimentos comerciais voltam à ativa. A reabertura significa ainda o retorno de cerca de 30 mil pessoas a seus postos de trabalho. Os números são da Prefeitura de Belo Horizonte. 

A primeira manhã da retomada foi marcada por  lotação do transporte público e intensa movimentação pelas ruas - sobretudo no Centro da Capital. 

Anunciada na última sexta (20) pelo prefeito Alexandre Kalil, a flexibilização estabeleceu protocolos sanitários e horários diferenciados de funcionamento às lojas de BH. Salões de beleza, por exemplo, podem permanecer abertos de 7h às 21h. Shoppings populares, de 11h às 19h. Já lojas de autopeças e demais artigos automotores, estão autorizadas a funcionar de 8h às 17h. Todos os empreendimentos precisam disponibilizar álcool em gel, além de controlar o fluxo de clientes no interior dos estabelecimentos. 

Saiba Mais

A expectativa é de que mais um grupo de segmentos comerciais seja liberado em 1° de junho. Segundo a PBH, a decisão será calcada em boletim de monitoramento divulgado sempre às sextas-feiras. O relatório mede a velocidade de transmissão do novo coronavírus em BH. Para que o afrouxamento do quarentena seja mantido, esse indicador não pode ultrapassar a marca de 1,2. Outro parâmetro acompanhado pelas autoridades é a taxa de ocupação de leitos de hospitais.  

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags