Brasil

De volta à linha de frente

Correio Braziliense
postado em 27/05/2020 04:04
Mais de mil respiradores que estavam encostados e sem uso foram consertados e devolvidos para instituições de saúde de todo o Brasil com o intuito de ajudar no combate ao novo coronavírus. A parceria envolveu o Ministério da Defesa, por meio da Secretaria de Produtos de Defesa (Seprod), a Confederação Nacional da Indústria (CNI), as pastas de Economia e Saúde, além da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

A missão de recolher os 1.016 equipamentos com defeito teve início na última semana de março, quando eles foram levados para 39 pontos de manutenção, espalhados por todas as regiões do país. Mais de 3 mil respiradores já deram entrada nos locais de manutenção.

Na empreitada, além do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/Cimatec), estão envolvidas sete fábricas do setor automotivo.

O primeiro colocado no ranking de aparelhos reparados é São Paulo, que recebeu, até segunda-feira, 382 respiradores, enviados para unidades hospitalares do estado. Em segundo lugar está a Bahia, com 130 equipamentos recuperados. Os aparelhos voltaram a ser utilizados em hospitais das regiões Norte e Nordeste. Em Minas Gerais, 125 máquinas foram entregues para instituições das regiões Sudeste e Centro-Oeste.

Segundo estimativa da LifesHub Analytics e da Associação Catarinense de Medicina (ACM), existiam ao menos 3,6 mil ventiladores pulmonares fora de uso no país, mas esse número pode ser maior, alerta a Confederação Nacional da Indústria. De acordo com a CNI, cada aparelho pode ajudar no tratamento de até 10 pessoas.

O Ministério da Defesa também lançou a ação Produtos ao Alcance de Todos. Trata-se de plataforma para cadastrar fabricantes e produtos que auxiliam instituições hospitalares no combate à covid-19. 

* Estagiário sob supervisão de Andreia Castro.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags