Brasil

Seis em cada 10 brasileiros apoiam lockdown, aponta Datafolha

O apoio a medidas mais rígidas de isolamento social é observada principalmente entre mulheres, jovens e pessoas que recebem menos de dois salários mínimos

Correio Braziliense
postado em 27/05/2020 08:44
Área central de Brasília em dias de isolamento social mais altoMais da metade dos brasileiros é favorável ao lockdown, que é o isolamento total, durante a pandemia de coronavírus, segundo a última pesquisa do Instituto Datafolha divulgada nesta quarta-feira (27/5). Os dados apontam que 60% da população apoiam a medida para conter o avanço do vírus que já matou mais de 24 mil pessoas no Brasil. 

36% dos entrevistados responderam ser contra o lockdown, 1% é indiferente e 2% não souberam responder. O levantamento foi feito entre segunda (25/5) e terça-feira (26/5) com 2.069 pessoas. 

O Nordeste (69%) é a região do Brasil mais favorável à medida, enquanto que o Sul (54%) é a menos favorável. As mulheres também são mais simpáticas à ideia: 68% delas são a favor do lockdown, enquanto 52% dos homens apoiam a medida.

Saiba Mais

Os mais jovens também apoiam mais as medidas de isolamento social: 72% das pessoas entre 16 e 24 anos; 61% entre as pessoas de 25 a 34 anos; 56% entre as pessoas de 35 a 44 anos; 57% entre as pessoas de 45 a 49 anos; e 57% entre as pessoas com mais de 60 anos.

A pesquisa traz o recorte socieconômico. O apoio a medidas mais rígidas de isolamento social é obervado, principalmente, entre os que têm renda menor: 67% das pessoas que recebem até dois salários mínimos são a favor do lockdown. Enquanto apenas 47% dos que recebem  mais de 10 salários mínimos concordam com a quarentena radical.

O Datafolha também perguntou o que é mais importante neste momento. Para 65% dos entrevistados é manter as pessoas em casa para impedir que o coronavírus se espalhe mesmo que isso prejudique a economia e cause desemprego; 28% responderam que o mais importante é acabar com o isolamento das pessoas em casa para estimular a economia e impedir o desemprego, mesmo que isso ajude a espalhar o coronavírus; e 7% não souberam responder.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags