Brasil

Coronavírus: ônibus estão circulando com capacidade acima do permitido

Desde segunda-feira Prefeitura de Belo Horizonte determinou limitação de passageiros em pé. Usuários têm canais para denunciar descumprimento de normas

Correio Braziliense
postado em 27/05/2020 12:35
Passageiros em pé além do permitido são constante, principalmente nos horários de picoAs empresas de ônibus ainda estão com dificuldades para cumprir as novas regras de circulação em vigor desde segunda-feira em Belo Horizonte. A principal é quanto à limitação de passageiros em pé, não sendo difícil encontrar, em horários de pico, mais que o permitido pela prefeitura.

Segundo decreto publicado no sábado no Diário Oficial do Município (DOM), “serão permitidas viagens com passageiros em pé, mas com um limite máximo de 20 para o ônibus articulado, 10 para o ônibus convencional e cinco para o miniônibus. Os veículos deverão ser sinalizados com os locais de posicionamento dos passageiros em pé”.

No meio da manhã desta quarta-feira, por exemplo, a reportagem flagou um veículo da linha 1502, no centro, com mais de 10 passageiros em pé. E mais cedo a mesma situação foi ainda mais comum em outros veículos e linhas.

Desde segunda-feira, em função da retomada gradual das atividades econômicas em Belo Horizonte, uma série de medidas foram determinadas pelo executivo municipal. Por alegarem dificuldadedes de adquirir o produto, as empresas ganharam prazo até sexta-feira para instalarem recipientes com álcool em gel em todos os ônibus, para usuários e também operadores.

Durante a fase de flexibilização, o horário da operação do transporte coletivo será entre 4h e 24h nos dias úteis e sábados, e entre 5 e 24h aos domingos e feriados. Nos dias úteis, os intervalos entre as viagens não podem exceder 30 minutos nos horários de pico.

As autoridades prometem aumentar a fiscalização. Mas os usuários também podem ajudar, denunciando o descumprimento de qualquer das normas através do site da Prefeitura de Belo Horizonte, pelo aplicativo da PBH para telefones celualres ou pelo número 156.

Saiba Mais

A BHTrans ainda alerta que os passageiros têm de colaborar adotando medidas preventivas, como evitar conversar durante as viagens, usar a máscara sobre o nariz e boca nos ônibus e nas estações e priorizar o pagamento com o cartão BHBUS. Idosos e pessoas em grupos de risco devem evitar o uso do transporte nos horários de pico. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags