Brasil

Entenda como será o plano de retomada das atividades anunciado em São Paulo

João Doria explicou que a gestão vai usar bandeiras para sinalizar as cinco fases da retomada de atividades econômicas

Correio Braziliense
postado em 27/05/2020 14:09

Trânsito na cidade de São PauloO governador de São Paulo, João Doria (PSDB), explicou nesta quarta-feira (27/5), que a gestão vai usar bandeiras para sinalizar as cinco fases da retomada de atividades econômicas no estado, anunciada nesta data, a partir de 1º de junho.

A "retomada consciente", como foi chamada pelo Palácio dos Bandeirantes, é um "cuidadoso passo adiante" e vai permitir em algumas áreas a retomada "gradual e segura" de atividades, disse o tucano.

 

"Estaremos monitorando, dia a dia, a evolução do processo", apontou Doria. "Se tivermos de dar um passo atrás, se tivermos que tomar medidas que agora estamos flexibilizando, não hesitaremos em fazê-lo", garantiu.

 

Ele ressaltou que a nova fase do enfrentamento à pandemia do novo coronavírus em São Paulo não é um "relaxamento", mas sim um "ajuste fino levando em conta as particularidades regionais".

 

Segundo Doria, o governo paulista coletou dados técnicos que permitem a volta "gradual e segura" de atividades em cidades do Estado "que tiverem redução consistente do número de casos e disponibilidade de leitos nos seus hospitais públicos e privados e estiverem respeitando distanciamento social além da disseminação e uso obrigatório de máscaras".

Flexibilização do isolamento em SP

 

A secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Patrícia Ellen, afirmou que a nova fase da quarentena em São Paulo, chamada "Retomada Consciente", prevê cinco fases.

 

Segundo apresentação do plano durante entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes, a primeira fase, de "alerta máximo" prevê a liberação apenas de serviços essenciais, como a indústria e a construção civil.

 

A segunda, de "controle", funciona com eventuais liberações. Funcionam - com restrição de fluxo, horário e distanciamento - atividades imobiliárias, concessionárias, escritórios, comércio e shopping centers.

 

A terceira, de "flexibilização", traz maior liberação das atividades. Funcionam sem restrições algumas atividades liberadas na segunda fase além da possibilidade de abertura, com restrições, de bares, restaurantes e salões de beleza.

 

A quarta, de "abertura parcial", inclui restrições menores e a liberação, com restrições, de academias. Por fim, a quinta fase, chamada "normal controlado", de liberação de todas as atividades com protocolos.

 

Os serviços de educação e transporte não tiveram faseamento definido. Segundo a secretária, o Estado de São Paulo se encontra atualmente entre a segunda e a terceira fase do Plano São Paulo.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags