Brasil

Estudo revela que 66% das indústrias não demitiram funcionários na pandemia

Empresários apontam impostos como principal problema financeiro para a indústria

Correio Braziliense
postado em 29/05/2020 00:01
Carteira de trabalhoPesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) revela que 66% das empresas industriais não demitiram funcionários, apesar da crise provocada pela pandemia de covid-19. Mesmo entre aquelas que reduziram o quadro de empregados, 78% acreditam que essa medida será temporária, ainda que 86% afirmem que haverá redução de receita no setor industrial como um todo em 2020. 

A fim de garantir os postos de trabalho, grande parte dos empresários optou pela redução da jornada de trabalho com diminuição proporcional dos salários ou suspensão de contratos. Os entrevistados apontaram os impostos como os problemas mais significativos para a indústria, seguido da folha de pagamento. Assim, afirmaram que o adiamento ou parcelamento do pagamento de impostos representa a política mais eficaz do governo. 

Saiba Mais

O estudo foi encomendado ao Instituto FSB Pesquisa que entrevistou executivos de 1.017 empresas entre os dias 15 e 25 de maio. O objetivo é entender o impacto, o posicionamento e as perspectivas dos empresários industriais. Os dados revelam que 22% das empresas têm condições de manter as atividades por mais um mês, enquanto 45% afirma que o prazo é de no máximo três meses. O levantamento também mostra que três em cada quatro executivos diminuíram ou paralisaram a produção. 

Robson Braga Andrade, presidente da CNI, afirma que “os dados mostram que as medidas trabalhistas, que resultaram em mais de 8 milhões de acordos individuais para redução de jornada e salário e suspensão de contratos de trabalho, foram importantes para a preservação de empregos”. Segundo ele, a demissão é uma das últimas opções para o empresário industrial nesse momento. 
 
*Estagiária sob supervisão de Fernando Jordão 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags