Publicidade

Correio Braziliense

Bolsonaro prorroga o prazo para alistamento militar obrigatório

O alistamento é obrigatório a jovens que completam 18 anos em 2020


postado em 29/05/2020 09:39

(foto: Ministério da Defesa/Divulgação)
(foto: Ministério da Defesa/Divulgação)
A pandemia do novo coronavírus fez o presidente da República Jair Bolsonaro prorrogar até 30 de setembro o prazo para o alistamento militar obrigatório. O decreto foi publicado nesta sexta-feira (29/5) no Diário Oficial da União (DOU). Tradicionamente, o prazo vai até 30 de junho. 

De acordo com o decreto, também foi prorrogado de 30 para 90 dias o prazo para apresentação de basileiros naturalizados ou que voluntariamente queiram se alistar. Esse prazo começa a contar a partir do recebimento do certificado de naturalização ou da assinatura do termo de opção .

O alistamento é obrigatório a todo brasileiro do sexo masculino no ano em que completar 18 anos. É necessário informar dados pessoais, como RG, CPF, e-mail e o número do celular. A inscrição pode ser feita online no site do Ministério da Defesa

O jovem em situação irregular com o Serviço Militar fica impedido de tirar passaporte ou assumir cargos no serviço público, por exemplo. Além de estar sujeito ao pagamento de multa. 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade