Brasil

Bolsonaro prorroga o prazo para alistamento militar obrigatório

O alistamento é obrigatório a jovens que completam 18 anos em 2020

Correio Braziliense
postado em 29/05/2020 09:39
O alistamento é obrigatório a jovens que completam 18 anos em 2020A pandemia do novo coronavírus fez o presidente da República Jair Bolsonaro prorrogar até 30 de setembro o prazo para o alistamento militar obrigatório. O decreto foi publicado nesta sexta-feira (29/5) no Diário Oficial da União (DOU). Tradicionamente, o prazo vai até 30 de junho. 

De acordo com o decreto, também foi prorrogado de 30 para 90 dias o prazo para apresentação de basileiros naturalizados ou que voluntariamente queiram se alistar. Esse prazo começa a contar a partir do recebimento do certificado de naturalização ou da assinatura do termo de opção .

Saiba Mais

O alistamento é obrigatório a todo brasileiro do sexo masculino no ano em que completar 18 anos. É necessário informar dados pessoais, como RG, CPF, e-mail e o número do celular. A inscrição pode ser feita online no . 

O jovem em situação irregular com o Serviço Militar fica impedido de tirar passaporte ou assumir cargos no serviço público, por exemplo. Além de estar sujeito ao pagamento de multa. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags