Nos últimos meses, Dimenstein falou nas redes sociais e a veículos da imprensa sobre a experiência de descobrir a doença. "Câncer é algo que não desejo para ninguém, mas desejo para todos a profundidade que você ganha ao se deparar com o limite da vida. Não queria ter ido embora sem essa experiência", escreveu.
"Grande parte da minha vida foi marcada pelo culto a bobagens: ganhar prêmio, assinar matéria na capa, o tempo todo pensando no próximo furo. É como se estivesse passando por um lugar lindo num trem em alta velocidade, vendo tudo borrado.
Quando você tem um câncer (ainda mais como o meu, de metástase e de pâncreas, um tipo muito agressivo), não há alternativa. Ou vive o presente ou sua vida vira um inferno."
Morreu Gilberto Dimenstein. Uma perda imensa para o jornalismo brasileiro. Um homem Ãntegro, inspiração para minha geração, que lutou até o fim contra uma doença cruel. Que descanse em paz e que seus familiares e amigos encontrem conforto naquilo que acreditam e uns nos outros
; Vera Magalhães (@veramagalhaes)
Morre o jornalista Gilberto Dimenstein, em consequência de um câncer.
; Cileide Alves (@Cileidealves)
Este é o ano perdermos só gente boa.
Dimenstein vai se encontrar com Aldir Blanc, Moraes Moreira, Ruben Fonseca,Luiz Garcia-Rosa, Sérgio Sant;Anna, Tunai...
Gilberto Dimenstein se foi hoje. Um grande nome do jornalismo brasileiro. Descanse em paz.
; Joel Pinheiro %uD83C%uDDE7%uD83C%uDDF7 (@JoelPinheiro85)
Gilberto Dimenstein, escritor, jornalista, ex-comentarista da CBN, ex-colunista da Folha e fundador do Catraca Livre, faleceu nesta sexta-feira
; Negrisoli (@lucasnegrisoli)
Ele lutava contra um câncer há alguns anos, mas não foi informada a causa da morte
Grande perda para o jornalismo
Lamento profundamente a morte de Gilberto Dimenstein, um dos principais expoentes do jornalismo brasileiro. Inquieto e dinâmico, deu voz a atores antes excluÃdos do debate nacional. O jornalismo e a sociedade perdem um olhar humanista e solidário. Meus sentimentos aos familiares.
; João Doria (@jdoriajr)
Jornalista e Escritor
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.