Brasil

Prefeitura libera camelôs no Rio, mas comércio em geral segue fechado

Ao todo, 59.240 casos da doença já foram confirmados, dos quais 32.951 apenas na capital

Correio Braziliense
postado em 04/06/2020 15:39
Ao todo, 59.240 casos da doença já foram confirmados, dos quais 32.951 apenas na capitalA Prefeitura do Rio liberou 14 mil vendedores ambulantes licenciados para retomar suas atividades na capital fluminense. Assim como a maior parte do comércio em geral, os camelôs não haviam sido contemplados na flexibilização da quarentena anunciada pelo prefeito Marcelo Crivella (Republicanos) no decreto assinado na segunda-feira, 1º, mas foram incluídos em edição extra do Diário Oficial no dia seguinte.

O relaxamento da quarentena anunciado na segunda autorizou o retorno às atividades apenas de lojas de móveis e decoração, além das concessionárias de veículos. Crivella considera que esse tipo de comércio não causa aglomeração, e a liberação permitiria o início de uma abertura que ele classificou como "lenta, gradual e com segurança".

O trabalho dos camelôs - que em muitos casos trabalham em bancas próximas umas às outras -, no entanto, pode causar aglomeração. E isso num momento em que a cidade do Rio apresenta aumento no número de mortes por covid-19.

Na quarta-feira, 3, o Estado bateu recorde de registro de óbitos pelo novo coronavírus: foram 324, elevando o total a 6.010 desde o início da pandemia. Ao todo, 59.240 casos da doença já foram confirmados, dos quais 32.951 apenas na capital.

Saiba Mais

O prefeito tem justificado a abertura gradual das atividades comerciais alegando que o município do Rio zerou a fila de espera para UTIs. Nesta quinta, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a taxa de ocupação de leitos de UTI para covid-19 na rede SUS da cidade - que inclui unidades de saúde também geridas pelo Estado e pelo governo federal - é de 90%. Já a taxa de ocupação nos leitos de enfermaria para pacientes com suspeita de covid é de 55%.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags