Brasil

Depois de militares, Centrão leva secretaria do Ministério da Saúde

O novo secretário de Vigilância em Saúde é a 11ª indicação do Centrão desde que Bolsonaro iniciou a aproximação

Correio Braziliense
postado em 06/06/2020 07:00

ilustração de dois braçosOs esforços do presidente Jair Bolsonaro em estreitar laços com o Centrão rendeu a nomeação para um dos cargos de maior destaque no enfrentamento à pandemia de coronavírus. A parceria emplacou o professor e farmacêutico Arnaldo Correia de Medeiros como o novo secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, um dos setores mais importantes da pasta e protagonista na guerra contra a covid-19.


A nomeação está publicada no Diário Oficial da União, de ontem, e assinada pelo ministro-chefe da Casa Civil, Walter Braga Netto. O cargo tinha sido ocupado por Wanderson de Oliveira, servidor de carreira da pasta que permaneceu no cargo desde a gestão de Luiz Henrique Mandetta, e que era um dos únicos em função de confiança a se manter com Nelson Teich, na sua passagem pelo Ministério da Saúde. Com a saída de Wanderson, quem o substituía era Eduardo Macário, mas interinamente.

O novo secretário de Vigilância em Saúde é a 11ª indicação do Centrão desde que Bolsonaro iniciou a aproximação. O nome foi apresentado pelo líder do PL na Câmara, Wellington Roberto (PB), e aprovado pelo ministro interino, general Eduardo Pazuello, no início da semana.


Arnaldo é graduado em Farmácia pela Universidade Federal da Paraíba e é mestre em Bioquímica e Imunologia pela Universidade de Minas Gerais. O novo secretário também é doutor em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo e tem especialização em Gestão Hospitalar pelo Hospital Sírio-Libanês. Com experiência na área da saúde, ele atua como professor titular da UFPB.

Novos nomes
Mais dois militares foram nomeados para o ministério. De acordo com o DOU, para exercer o cargo de diretor de Programa da Secretaria-Executiva foi escolhido o tenente-coronel Nivaldo Alves de Moura Filho. Já o coronel médico Roberto Bentes Batista fica responsável pela direção do Departamento de Engenharia de Saúde Pública da Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Além de cardiologista e médico de família, é pós-graduado em Gestão da Administração Pública e possui especialização em Política e Estratégia. Assim, passa para 25 o número de militares atuando na linha de frente da pasta mais requisitada em tempos de emergência sanitária.


Já o coordenador de Apuração Disciplinar da Corregedoria-Geral, da Diretoria de Integridade, agora é o sociólogo Luciano Chagas Barbosa, que entre 2014 e 2016 foi coordenador de Apuração Disciplinar da Corregedoria-Geral do Ministério da Saúde. E a função de chefe do Serviço de Orçamento e Finança da Secretaria Especial de Saúde Indígena foi entregue a Felisberto de Sousa Rocha.


Na gestão Mandetta, apenas um militar ocupava papel de destaque na pasta: o coronel Robson Santos da Silva, secretário especial de Saúde Indígena, que, aliás, continua na função.

 

ilustração de dados 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags