Brasil

Coronavírus: Governo reduz informações disponíveis para a população

O site que compilava os dados da covid-19 voltou ao ar, mas com informações limitadas acerca da doença no Brasil

Após um dia inteiro fora do ar, o site do governo federal que reúne os dados sobre a pandemia do novo coronavírus pelo Brasil voltou a ser atualizado neste sábado (06/06). A plataforma, contudo, voltou de forma bem diferente, com um número reduzido de informações sobre os casos confirmados e as mortes decorrentes da covid-19 no país.

O Painel Coronavírus foi lançado pelo Ministério da Saúde logo no início da pandemia, com o intuito de mostrar para a população brasileira o alcance do novo coronavírus no país.  "Este painel foi desenvolvido para ser o veículo oficial de comunicação sobre a situação epidemiológica da covid-19 no Brasil", diz o próprio site.

Era possível consultar na plataforma, por exemplo, o balanço diário e o acumulado de pacientes e de mortes confirmadas de coronavírus no país e em cada estado brasileiro. A evolução desses números ao longo do tempo também estava disponível. A série histórica trazia o número de casos e de óbitos de cada dia desde março. 

Agora, contudo, o Painel Coronavírus só apresenta o balanço diário do coronavírus. Não é mais possível consultar o número total de pacientes e de mortes registrados desde o início da pandemia no país, nem a evolução desses números ao longo do tempo. A ficha técnica do próprio site, contudo, comprova que os dados já estiveram disponíveis na ferramenta, pois mantém entre os seus conceitos básicos os itens "Casos acumulados" e "Óbitos acumulados".

Também não é mais possível baixar os dados em planilhas, o que facilitava a comparação e a análise dessas informações por parte dos especialistas e da imprensa.

E o design do site também mudou. Agora, o destaque do balanço diário fica por conta dos casos recuperados, apesar de eles serem bem inferiores ao número de novos casos confirmados. Nesta sexta-feira (05/06), o último dado disponível no site até a publicação desta matéria, por exemplo, foram 11.977 recuperados contra 30.830 novos casos de coronavírus.

Saiba Mais

Além disso, neste sábado, o governo federal deixou novamente para divulgar o balanço diário do coronavírus só depois das 19h. O Executivo vem sendo criticado, ao longo de toda a semana, por conta da demora na apresentação dessas informações. Afinal, os números de novos casos e do total de pacientes e mortes causadas pelo coronavírus no Brasil costumavam ser divulgados diariamente às 17h. Essa divulgação, contudo, depois passou para as 19h e, nos últimos dias, só ocorreu por volta das 22h. 

Como mostrou o Correio, a mudança no horário de divulgação do boletim diário de covid-19 ocorreu por uma determinação do presidente Jair Bolsonaro, que, desta forma, tentou fazer com que os últimos recordes de casos diários de coronavírus não fossem exibidos nos principais jornais da televisão brasileira.