Brasil

Secretários da Saúde serão médicos ou profissionais da área, diz Pazuello

A afirmação foi feita na reunião da comissão externa da Câmara dos Deputados que acompanha as ações de combate ao coronavírus

Correio Braziliense
postado em 09/06/2020 18:03
A afirmação foi feita na reunião da comissão externa da Câmara dos Deputados que acompanha as ações de combate ao coronavírusO ministro interino da Saúde, general Eduardo Pazuello, afirmou nesta terça-feira (9/6) que está fechando todas as nomeações para os cargos de secretários do Ministério da Saúde. Segundo ele, todos os nomeados serão médicos ou profissionais da área da saúde. A afirmação foi feita na reunião da comissão externa da Câmara dos Deputados que acompanha as ações de combate ao coronavírus. Ela acontece dias após o empresário Carlos Wizard desistir de assumir a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos em Saúde (SCTIE) após críticas feitas pela sociedade. 

“Procurei agora fechar as nomeações e indicações de secretários. Todas essas nomeações tendem a ser de médicos ou de profissionais da área de saúde. Todas, sem exceção”, afirmou Pazuello. O general ainda disse, sem citar nomes, que um gestor ficará na pasta por 70 a 90 dias. No entanto, Pazuello não informou qual será o cargo que o suposto gestor assumirá e garantiu que após essa etapa o substituirá por um médico. 

“Acabando essa etapa, ele sairá e eu colocarei ali um médico também. E com isso fecharei a minha linha toda de secretários, todos eles da área médica, como tem que ser no Ministério da Saúde. Apenas um ou outro ainda será gestor, por algum momento”, informou.

Saiba Mais

O ministro interino ressaltou que procurou manter o “bojo das secretarias” intacto. “Eu procurei manter hígidas, o bojo das secretarias intacto com seus técnicos, que é quem realmente trabalha”, disse. Apesar disso, o que se vê nas nomeações do Ministério da Saúde é o contrário. Desde a saída do ex-ministro Luiz Henrique Mandetta, a inserção de militares na Saúde foi priorizada na pasta. Até o momento, mais de 20 militares foram nomeados. 

A Secretaria Executiva é onde a maioria dos militares está localizada. O agora ministro interino entrou no ministério justamente como secretário-executivo na gestão de Nelson Teich. Pazuello explicou a prevalência de gestores dentro desta secretaria. “Com relação à Secretaria Executiva, ela é uma secretaria executiva padrão, como em qualquer ministério. Nesse caso, temos ainda muitos gestores trabalhando, e vou precisar de muitas indicações ainda para poder substituir essa equipe toda durante a minha passagem”, disse Pazuello.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags