Brasil

Governo de SP testará vacina chinesa contra covid-19 em 9 mil voluntários

O Governo do Estado de São Paulo anunciou nesta quinta-feira (11/6) que fará testes clínicos em 9 mil voluntários brasileiros para comprovar a eficácia de imunização de uma vacina contra o novo coronavírus, produzida pela farmacêutica chinesa Sinovac

Correio Braziliense
postado em 11/06/2020 16:58
O Governo do Estado de São Paulo anunciou nesta quinta-feira (11/6) que fará testes clínicos em 9 mil voluntários brasileiros para comprovar a eficácia de imunização de uma vacina contra o novo coronavírus, produzida pela farmacêutica chinesa SinovacA CoronaVac, como é chamada a vacina, já foi administrada com sucesso em cerca de mil pessoas na China. Antes, foi aprovada em testes feitos em macacos. A empresa, no entanto, buscava outros países para dar sequência a etapa final de testes.

O acordo assinado entre a Sinovac e o Instituto Butantan permite que São Paulo participe dos testes e da produção da vacina, caso a mesma se comprove eficaz e segura. De acordo com o governador de São Paulo, João Doria, o maior benefício da parceria é a transferência de tecnologia para produção nacional da vacina em larga escala pelo próprio Butantan.

Ao afirmar que apenas 10 vacinas contra a covid-19 estão na fase de ensaio clínico, que permite testes em humanos, Doria celebrou a parceria. "A vacina do Butantan é das mais avançadas. Estudos indicam que ela estará disponível no primeiro semestre de 2021. Com ela, poderemos imunizar milhões de brasileiros", indicou.

Saiba Mais

A parceria prevê a testagem de nove mil voluntários no Brasil, que deve começar em julho.
 
A vacina que será testada pelos brasileiros é composta pelo vírus inativado, ou seja, não contém vírus vivo, apenas fragmentos dele. Com a aplicação da dose, o sistema imunológico passaria a produzir anticorpos contra o novo coronavírus.

Outras vacinas


Recentemente, o Brasil anunciou que participará de outro ensaio clínico para testar a vacina contra a covid-19 produzida pela Universidade de Oxford. O Brasil será o primeiro país “de fora” a testar a vacina contra o novo coronavírus desenvolvida no Reino Unido.  

Ao todo, dois mil brasileiros irão participar dos testes, que serão realizados com apoio do Ministério da Saúde. Em São Paulo, o Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) conduzirá os testes.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags