Brasil

Aglomeração faz prefeitura do Rio aumentar fiscalização em shopping

Desrespeito às normas pode gerar multas e interdição de lojas

Correio Braziliense
postado em 12/06/2020 12:43
A temperatura de um cliente é verificada quando ela entra em um shopping depois de reaberta, na Avenida Paulista, em São Paulo, Brasil, em 11 de junho de 2020.A prefeitura do Rio de Janeiro comunicou, em nota, que intensificará nesta sexta-feira (12/6) a fiscalização em shopping centers da cidade. Ontem (11/6), no primeiro dia de reabertura de lojas, houve aglomerações e descumprimento das regras estabelecidas pelo município para a retomada das atividades. 

De acordo com a Subsecretaria de Vigilância Sanitária, a fiscalização, iniciada nesta quinta-feira, inclui a interdição de lojas por aglomeração e a aplicação de multas aos estabelecimentos. As ações contam também com equipes da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), Guarda Municipal e Subsecretaria de Licenciamento, Fiscalização e Controle Urbano, da Fazenda.

Segundo o órgão, o Norte Shopping, localizado na zona norte do Rio, foi multado por não higienizar com frequência as superfícies dos ambientes e teve três lojas de eletrodomésticos fechadas por aglomeração. Cada uma delas foi multada em R$ 13 mil, valor da infração gravíssima. A multa foi também aplicada à administração do Bangu Shopping, na zona oeste, e a quatro lojas do estabelecimento, pelo mesmo motivo. 

z população pode denunciar pontos de superlotação e outras irregularidades pela Central 1746.

Retomada antecipada

A reabertura das lojas estava prevista apenas para próxima semana, mas a prefeitura decidiu antecipar a retomada. Um dos motivos é o Dia dos Namorados, comemorado hoje (12/6).

Pelas regras municipais, os shopping centers só podem receber 30% da capacidade de frequentadores e funcionar de 12h às 20h. Até a última quarta-feira (10/6), somente bares e restaurantes desses estabelecimentos podiam abrir desde que servissem refeições apenas nos sistemas drive thru, para viagem e entregas. 

Para voltar a funcionar, os shopping centers devem seguir as regras de ouro estabelecidas pela prefeitura para todos os setores da economia, além de normas específicas . Uma delas é a medição de temperatura dos frequentadores na entrada dos estabelecimentos. O uso de máscaras pelos colaboradores e clientes é obrigatório e o distanciamento social recomendado é de 2 metros.

Continuam impedidas de funcionar quaisquer pontos de lazer dos shopping centers, como lounges, áreas de jogos e espaços de recreação para crianças. Os centros comerciais também não podem oferecer serviços de manobrista, nem aluguel de carrinhos para crianças, e deverão manter as portas abertas, para aumentar a circulação de ar.

Entre outras exigências, os estabelecimentos precisam apresentar à prefeitura documentos que comprovem a limpeza dos aparelhos de ar condicionado e dutos de ar.

Até ontem, a cidade do Rio de Janeiro registrava 40.017 casos confirmados do novo coronavírus e 4.850 mortes por covid-19, doença causada pelo vírus. Os dados são da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro. Em todo o estado, são 7.363 óbitos e 75.775 casos confirmados.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags