Após a liberação da volta de competições esportivas no Rio de Janeiro, foi a vez de São Paulo anunciar as primeiras medidas para a retomada do futebol no estado. O governador João Doria (PSDB) anuniou que os clubes de futebol da Séria A1 do estado estarão autorizados a retomar os treinos a partir de 1º de julho. Atletas e comissão técnica terão de seguir protocolos para evitar a disseminação do novo coronavírus.
Entre as medidas que devem ser adotadas estão testes regulares de jogadores e comissão técnica, limitação de pessoas nos treinamentos, nao presença de torcida, uso obrigatório de máscara daqueles que estiverem presentes, assim como medição de temperatura de todos, atletas e não atletas, daqueles que autorizados estarão em campo.
"As regras acordadas pelo comitê de saúde e dialogadas com a Federação Paulista de Futebol devem ser cobradas dos clubes que integram a Série A1, onde estiverem, na capital, no litoral, no interior do estado de São Paulo ou na região metropolitana", avisou Doria, em coletiva de imprensa para assuntos relacionados à covid-19, nesta quarta-feira (17/6).
A autorização se limita ao retorno aos treinos. Segundo o governador, a retomada das partidas serão avaliadas em fases posteriores, sempre em conjunto com a Federação Paulista de Futebol e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF). "Tenho como governador a convicção de que nenhum dirigente em São Paulo deseja o mal e o risco aos seus atletas e profissionais técnicos", completou Doria.
Sobre o planejamento para a volta das demais modalidades esportivas, sejam profissionais ou amadoras, Doria avisou que o governo de São Paulo irá fazer novo pronunciamento no próximo dia 26. "O comitê de saúde também leva em conta a existência de várias outras práticas esportivas de prática profissional e amadora no estado de São Paulo, que também estão sendo avaliadas neste momento pelo comitê", afirmou.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.