Brasil

Brasil tem mais de 1 milhão de casos confirmados de covid-19

A contabilização foi feita pelo consórcio de veículos de comunicação que aponta, ainda, 48.427 brasileiros mortos pela doença

Correio Braziliense
postado em 19/06/2020 14:34
Os números que já são altos e chamam atenção, podem ser ainda maiores por causa da subnotificaçãoO Brasil ultrapassou a barreira de um milhão de casos confirmados de covid-19, nesta sexta-feira (19/6), mesmo com avaliação de elevadas taxas de subnotificação pela falta de diagnóstico. O balanço foi feito pelo consórcio de veículos de imprensa, colaboração formada após o governo federal anunciar mudanças na atualização dos dados e chegar a suprimir o acumulado de casos e mortes. 

O número de brasileiros vitimados pela pandemia é de 48.427, aponta a contabilização da parceria formada entre O Globo, Extra, O Estado de S.Paulo, Folha de S.Paulo, G1 e UOL. 

Saiba Mais

Com diminuição de casos e mortes registrados por dia no Norte e Nordeste, o Ministério da Saúde afirmou em coletiva desta quinta-feira (18) que o Brasil caminha para uma estabilização. O secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Correia, disse que, ainda que o pico esteja em ascensão no Centro-Sul, a doença não deve impactar da mesma forma como o que ocorreu no Norte e Nordeste, regiões que primeiro sentiram a gravidade do vírus no país. 

Apesar da estabilidade notada, o secretário ressaltou que é preciso confirmar se essa tendência permanece nos próximos 15 dias. “Precisamos acompanhar os novos dados e a evolução nos estados e no país como um todo”, disse. Segundo ele, essa estabilização pode ser notada em todas as regiões do Brasil.

Os números que já são altos e chamam atenção, podem ser ainda maiores por causa da subnotificação. Pesquisadores responsáveis pelas análises do portal Covid-19 Brasil, estimam que o total de infectados chega a ser quase nove vezes maior do que o revelado pelos dados oficiais, com variação entre 8,7 milhões e 5,9 milhões de confirmações pela doença. 

No caso da estimativa mais extrema, o Brasil teria mais doentes do que o total confirmado no mundo que, segundo a Universidade Johns Hopkins, o montante global chega a 8,5 mi. Considerando a média da estimativa, o número de brasileiros infectados seria de 7,2 milhões, ou seja, três vezes mais do que os Estados Unidos, que tem 2,2 mi confirmações. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags