Brasil

Abertura do comércio faz brasileiros relaxarem na prevenção à covid-19

Com a reabertura das atividades comerciais, o brasileiro começou a sair da quarentena e afrouxar as medidas de proteção. Especialistas alertam, no entanto, que risco de contágio seguirá alto. Com mais 21.432 casos, total de infectados vai para 1,1 milhão

Correio Braziliense
postado em 23/06/2020 06:00
Banhistas ignoram regras no primeiro dia de abertura das praias em Santos, com aglomerações e desrespeito ao distanciamentoA população brasileira está de volta às ruas após ampla retomada das atividades econômicas. Apesar de a flexibilização das medidas de isolamento aparentar relativa sensação de segurança em relação ao contágio do novo coronavírus, a pandemia no Brasil segue crítica; ontem foram somados 21.432 casos, elevando o número total para 1.106.470. O salto de novos infectados da covid-19 no país, ao registrar 54 mil novos positivos na última sexta-feira, no mesmo dia em que superou a marca de 1 milhão de casos, despertou o alerta da Organização Mundial de Saúde (OMS). Especialistas também são enfáticos ao afirmar que o vírus segue circulando nas cidades brasileiras e que o isolamento social ainda é a melhor forma de prevenção.

“Trata-se de uma falsa sensação de segurança”, afirma Heloísa Ravagnani, presidente da Sociedade de Infectologia do Distrito Federal. “As pessoas acabam relaxando e é uma tendência natural querer voltar à vida normal, mas é importante ter a retaguarda em relação ao sistema de saúde”, pontua. Novos picos da doença podem ocorrer e, por isso, é preciso manter tanto o controle por parte das autoridades, quanto os cuidados por parte da população, para que haja capacidade de atender a todos que precisarem de atendimento e equipamento médico. 

Na última quinta-feira, o Ministério da Saúde avaliou que o país caminha para uma estabilização da curva de infectados e mortes em decorrência do novo coronavírus. “Quando olhamos a inclinação da curva de novos casos da covid-19, dá a entender que estamos entrando em um platô e que a curva se encaminha para uma estabilidade”, disse, então, o secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Correia de Medeiros.

Hora errada
De fato, a primeira vez em que o Brasil registrou mais de mil mortes pelo vírus em um intervalo de 24 horas foi em 19 de maio, realidade que se repetiu por diversas vezes nas semanas seguintes. Apesar dos números, estados e municípios estão reabrindo comércios, espaços públicos e até shoppings.

“A reabertura dos setores, como shoppings, não significa que as pessoas tenham que correr para fazer compras”, ressalta o infectologista Hemerson Luz. Médico com experiência em operações humanitárias e desastres no Brasil e no exterior, ele compreende que já era esperado que as pessoas começassem a quebrar o isolamento após três meses. “Mas isso vem ocorrendo justamente no momento em que o vírus está circulando em áreas mais populosas”, alerta.

É importante enfatizar que as recomendações de especialistas seguem as mesmas. Quem puder continuar em isolamento e tiver condições de evitar sair de casa, ter contato com outras pessoas e se expor, precisa continuar fazendo o esforço. “Quanto menos exposição tiver agora, melhor. Porque vai diminuir a possibilidade de contaminação, já que o vírus está circulando e todo mundo é suscetível. Quem tiver contato com o vírus, vai ficar doente. Há pessoas que terão apenas um quadro leve, mas terão outras que vão parar na UTI e irão a óbito”, alerta o infectologista. 

Com a retomada de parte das atividades econômicas, muita gente precisa sair de casa, pegar transporte público, entre outras situações de risco. Nesses casos, a recomendação é se manter atento ao distanciamento social e às medidas de prevenção, como a higienização constante das mãos, uso de álcool em gel e máscara. Medidas que, aliás, seguirão por bastante tempo, mesmo com a estabilização ou queda da curva de infecção da covid-19. 

Desconfiança
Com a retomada das atividades comerciais, a curva da covid-19 tende a aumentar, segundo a infectologista Heloísa Ravagnani. “O ideal é que todo mundo continue se resguardando, porque o sistema de saúde tende a ficar sobrecarregado”, recomenda.  Desde o início da pandemia no Brasil, governo federal, estados e municípios têm divergido em diversos pontos de vistas no que se refere às medidas de isolamento. 

Essa falta de sintonia pode ser um dos fatores pelos quais a maioria dos brasileiros não confia nos números da pandemia apresentados pelos governos, sejam municipais, estaduais ou federal. Segundo um levantamento realizado pelo Instituto Paraná Pesquisa, divulgado ontem, 66% desconfiam que há subnotificação da doença no Brasil; 27,8% dizem confiar na informação e 6% não sabem ou não querem opinar. Foram entrevistadas 2.166 pessoas, entre os dias 15 e 18 de junho, em 208 municípios, de 26 estados e no Distrito Federal.

“Nós, profissionais de saúde, sabemos que existe um grau de problemas com a notificação da covid-19, mas os dados oficiais são os que temos e podem, sim, ser considerados confiáveis para entendermos a evolução da doença”, considera a presidente da Sociedade de Infectologia do Distrito Federal, Heloísa Ravagnani.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags