Brasil

Unesco: pandemia agrava exclusão de crianças e jovens à educação no mundo

Em 2018, 258 milhões de adolescentes foram excluídos da educação; falta de apoio ao ensino à distância na pandemia de covid-19 agrava problema em 2020

Correio Braziliense
postado em 23/06/2020 13:45
Em 2018, 258 milhões de adolescentes foram excluídos da educação; falta de apoio ao ensino à distância na pandemia de covid-19 agrava problema em 2020A pandemia do novo coronavírus obrigou a suspensão de aulas presenciais em escolas por todo o mundo, o que agravou as desigualdades entre os estudantes. Antes mesmo da crise gerada pela covid-19, a pobreza havia excluído 258 milhões de crianças e jovens da educação em 2018, segundo o Relatório de Monitoramento Global da Educação 2020, da Unesco, divulgado nesta terça-feira (23/6). Com a pandemia, a desigualdade entre os estudantes se agravou. 

Esse número equivale a 17% de todas as crianças em idade escolar dos 209 países monitorados pela Unesco. A maioria delas são da Ásia meridional e central e da África subsaariana. Durante o isolamento social imposto pela pandemia, cerca de 40% dos países mais pobres (de renda baixa e média-baixa) não garantem aos alunos de menor renda, negros e deficientes o básico para a aprendizagem à distância, como acesso a dispositivos tecnológicos ou a adequação das aulas às deficiências. 

Nesses países de renda baixa e média, os estudantes de famílias mais ricas apresentaram uma probabilidade três vezes maior de concluir o primeiro nível da educação secundária do que aqueles das famílias mais pobres. O relatório mostra ainda que 9% dos países da América Latina e do Caribe não têm apoiado os estudantes mais vulneráveis nesse momento de pandemia. 

No mundo, 1 em cada 4 estudantes de 15 anos diz que se sente excluído da escola. Problema que afeta especialmente as meninas, as crianças com deficiências, os imigrantes e as minorias étnicas.  "As lições do passado – como com o ebola – demonstraram que as crises sanitárias podem deixar muitos para trás, particularmente as meninas mais pobres, muitas das quais nunca voltarão à escola", escreveu a diretora-geral da Unesco, Audrey Azoulay.

Para se ter noção dos desafios impostos na democratização do acesso à educação básica no mundo, 117 países ainda permitem o casamento infantil e 20 nações não ratificaram uma convenção internacional que proíbe o trabalho infantil. Dados do relatório da Unesco apontam que quase nenhuma menina da zona rural de 20 países pobres, principalmente na África subsaariana, completou o ensino médio.

As minorias sociais, como imigrantes e adolescentes LGBT também apresentam probabilidades menores de desenvolvimento educacional pela segregação educacional e por não se sentirem seguros nas instituições de ensino. Outra parcela dos estudantes que requer políticas de inclusão são os com deficiência. O relatório da Unesco mostra que, em âmbito mundial, as escolas têm mais interesse em obter acesso à internet do que atender estudantes com deficiências.

Saiba Mais

Apenas 41 países reconhecem oficialmente a linguagem de sinais — o Brasil é um deles, pois a Libras (Língua Brasileira de Sinais) é reconhecida por lei. Em dez países de renda baixa e média, crianças com deficiências apresentam uma probabilidade 19% menor de ter proficiência mínima em leitura em relação às que não têm deficiências. E o acesso às ferramentas de aprendizagem têm relação direta nessa relação. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags