Correio Braziliense
postado em 23/06/2020 19:24
O ministro chefe da Casa Civil, Braga Netto, nomeou Raphael Câmara Medeiros Parente para exercer o cargo de secretário de Atenção Primária à Saúde (SAPS) do Ministério da Saúde, nesta terça-feira (23/6). Raphael Parente é formado em medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), doutor em ginecologia e tem MBA em gestão de saúde. Parente assume o lugar de Erno Harzheim que foi exonerado em 30 de abril, logo após a demissão de Luiz Henrique Mandetta. Na época, em coletiva, a pasta afirmou que Harzheim pediu pela exoneração por uma razão pessoal. Desde então, a pasta estava sem um secretário.
O novo gestor é conselheiro do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj). Em um perfil, divulgado no site do Cremerj, Parente destaca a posição contrária à descriminalização do aborto.
“Meu posicionamento profissional por vezes é criticado pela mídia e ativistas, principalmente, quando falo de questões relacionadas ao parto, aborto e sobre a defesa do médico que nos últimos anos sofreu uma forte campanha difamatória contra nossa profissão. Eu, como médico ginecologista-obstetra, sou intransigente na defesa da saúde e do ato médico e sempre procuro desenvolver estes temas do ponto de vista profissional”, disse ele ao site da Cremerj.
Em um artigo publicado por Parente na Folha de São Paulo, em outubro de 2019, ele afirmou que apesar do presidente Jair Bolsonaro ter dito ser contra o aborto, "até aqui o Ministério da Saúde não agiu”. "Quando um governo conservador assume, é natural que o cenário "vire", mas não é o que tem ocorrido", criticou.
O perfil da Cremerj também ressalta que Parente sempre atuou na saúde pública e nunca teve consultório particular. O novo secretário foi coordenador da residência médica em ginecologia do Instituto de Ginecologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) até 2019
Militares x Médicos
Com a nomeação de mais médico para assumir a gestão de uma das pastas do ministério, o ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, cumpre o que garantiu recentemente. Segundo ele, o comando das pastas do ministério será feito por médicos ou profissionais da área de saúde.
Recentemente, o oftalmologista Hélio Angotti Neto assumiu o comando da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde (SCTIE), que iria ser assumida pelo empresário Carlos Wizard Martins. Angotti Neto é médico pela Universidade Federal do Espírito Santo. Especialista em oftalmologia, se descreve nas redes sociais como "cristão, pai de família, médico, gestor, escritor e pesquisador".
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.