Brasil

Correio e Google fecham parceria para a distribuição de notícias

Nova ferramenta permitirá uma curadoria de notícias mais seletiva, a fim de auxiliar o leitor a acessar informações confiáveis. Diários Associados é pioneiro do projeto no Brasil

Correio Braziliense
postado em 25/06/2020 06:00
Guilherme Machado: pioneirismo com parceiros de alto nívelOs jornais Correio Braziliense e Estado de Minas — do Grupo Diários Associados — e o Google serão parceiros no desenvolvimento de uma ferramenta jornalística pioneira, que permitirá navegar com mais segurança pelo mar de notícias que circulam pela internet. Ainda sem nome definido, o produto funcionará como uma extensão do Google News, o mais popular agregador de notícias da internet, e do Discover, seleção de links exibida a quem acessa o motor de buscas pelo smartphone.

No novo sistema, porém, os conteúdos não serão selecionados por algoritmos (sequência matemática que o buscador utiliza para determinar a relevância do material que exibe). A curadoria editorial ficará a cargo dos veículos integrados ao projeto, que será implantado, inicialmente, na Alemanha, na Austrália e no Brasil. O Correio e Estado de Minas são os primeiros veículos a fechar a parceria com o Google no Brasil. Outra novidade é que a plataforma vai remunerar as empresas de comunicação pelo licenciamento dos conteúdos selecionados.

Segundo a coordenadora de parcerias editoriais do Google, Andrea Fornes, a ferramenta será lançada entre o fim deste ano e o início de 2021. A ideia é que ela ofereça conteúdos normalmente disponibilizados no formato paywall, ou seja, exclusivo para assinantes. “Nós estabelecemos contratos com os publicadores para abrir esses produtos jornalísticos fechados, com a anuência deles. É uma espécie de demonstração, pensada para atrair mais assinaturas para os jornais, ao mesmo tempo em que fortalece a marca de veículos relevantes e divulga informações de qualidade, de maior profundidade, produzidas por jornalistas profissionais”, afirma.

Piloto
Ainda de acordo com Andrea Fornes, o produto também permitirá ao consumidor navegar pelas informações publicadas on-line com mais eficiência, critério e autonomia. “A gente acha que, hoje, o acesso às notícias está muito fácil. Com isso, o usuário se perde facilmente no mar de informações. Com esse produto, a gente espera trazer um pouco de foco. Porque o usuário terá à disposição produtos jornalísticos bem-feitos, curados pelos próprios veículos. E, ali, dentro desse leque, ele vai poder selecionar o que for do seu interesse. Essa é uma forma que o Google encontrou de triar minimamente as notícias que circulam por aí e fidelizar o usuário às fontes com as quais ele se identifica”, esclarece.

Os analistas do Google e os profissionais do setor de TI dos Diários Associados iniciarão, em breve, o processo de integração entre sites, gerenciadores de conteúdo e sistemas das duas empresas. O vice-presidente executivo do Correio, Guilherme Machado, aposta no sucesso da empreitada. “Em mais uma parceria estratégica com o Google, o Correio Braziliense sai na frente em sua incansável busca de melhor informar, utilizando ferramentas inovadoras com parceiros de alto nível. Apostamos muito neste novo produto que disponibilizará conteúdos diferenciados de altíssima qualidade e com a fidedigna assinatura de nossa marca. Essa parceria pioneira demonstra o reconhecimento do Google de nossa expertise e espírito inovador, apostamos que será mais uma parceria de sucesso”, analisa.

O editor do site do Correio, Humberto Rezende, afirma que a equipe do jornal está totalmente comprometida com a iniciativa. “Nossa Redação está dando especial atenção para esta iniciativa e, uma vez que o projeto seja lançado, vai selecionar para os leitores conteúdos relevantes e especiais, garantindo uma oferta de notícias com a qualidade que a nova plataforma merece”, diz.

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