Brasil

Correio Talks: Ana Amélia Lemos defende concessões em serviços

A ex-senadora destacou que o Brasil tem ótimas condições de iniciar um processo de concessões em serviços de infraestrutura nacional

Renata Rios
postado em 29/06/2020 18:51
A ex-senadora destacou que o Brasil tem ótimas condições de iniciar um processo de concessões em serviços de infraestrutura nacionalVisando debater a importância de bons projetos de infraestrutura tanto com o setor público, quanto com o privado, nesta segunda-feira (29/6) o Correio, em parceria com a Federação Nacional dos Despachantes Aduaneiros (Feaduaneiros), promove o webinar Correio Talks: Portos e fronteiras do Brasil: infraestrutura logística e competitividade. A transmissão é feita ao vivo e pode ser acompanhada no site e pelas redes sociais do jornal.

A primeira participante do seminário online foi Ana Amélia Lemos, ex-senadora do Partido Progressista (PP-RS). Ela falou sobre a importância do governo pensar em realizar concessões para obras de infraestrutura. ;Penso que esse debate serve como balizador para estabelecer novas regras ou que o governo tome iniciativa para estimular os investidores. É preciso, claro, para esses investidores a segurança jurídica necessária para que garanta a segurança do investimento feito;, pontuou em sua fala.

Ainda de acordo com Ana Amélia, o atual ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, tem sido elogiado pelo desempenho que tem demonstrado em finalizar obras inacabadas. Como exemplo, a ex-senadora citou a transposição do Rio São Francisco. Ela lembrou também que recentemente foi aprovado o saneamento básico: ;que tem haver com infraestrutura, com saúde, com economia e competitividade;.

Ela destacou que o Brasil tem ótimas condições de iniciar um processo de concessões. ;A eficiência que temos visto naquelas áreas que o estado faz concessões tem funcionado melhor, e eu posso dar o exemplo do Porto de Rio Grande, de Rio Grande do Sul, um dos mais eficientes, porque funciona com terminais que são concessões privadas e que funcionam muito bem e com custos razoáveis em relação a eficiência também;, exemplificou. Ela cita também a cita o município de Uruguaiana, também no Rio Grande do Sul, onde se concentra quase 70% do transporte rodoviário e, graças a concessão de um serviço de logística de uma empresa privada, o serviço agilizou-se enormemente , a burocracia na liberação das cargas. ;Hoje passam por dia ali 600 caminhões dia, um total de 9 mil caminhões por mês;, informa.

Como exemplo de situação complicada, a ex-senadora comenta a duplicação da BR-290. ;Para se ter noção da gravidade da situação, a BR-290, que chega a Uruguaiana, de 650 quilômetros, só estão duplicados 130 quilômetros, isso serve para ver o quanto ainda precisamos avançar;, pondera. ;Evidentemente essa duplicação não é uma concessão, é orçamento do governo, orçamento da união;, complementa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação