Correio Braziliense
postado em 02/07/2020 04:04
A expectativa era alta, pois havia risco de uma liminar judicial barrar a exibição da partida, mas o Flamengo venceu os capítulos iniciais da disputa com a Rede Globo e inaugurou a nova Era aberta pela Medida Provisória 984. De acordo com o texto, publicado no Diário Oficial da União, em 18 de junho, os clubes mandantes têm poder de decidir o destino dos direitos de transmissão dos jogos de que participam. Sem acordo prévio com a maior emissora de TV do país, o rubro-negro optou por exibir, ao vivo na internet, o confronto contra o Boavista, válido pela quinta rodada da Taça Rio, ontem, no Maracanã. Enquanto isso, a Globo transmitia Portuguesa-RJ 0 x 0 Botafogo, cuja contagem prévia do Ibope indicaria 8 milhões de espectadores.
Aparentemente, a investida da FlaTV foi bem-sucedida. Com o evento transmitido por canal e páginas do clube em três plataformas, o rubro-negro somou mais de 2 milhões de dispositivos conectados para visualizar a partida. O YouTube foi o meio preferido de audiência. Aos 30 minutos do primeiro tempo, contabilizava exatos 2.020.700 acessos, diante de 144,3 mil do Facebook e 5,1 mil do Twitter.
Livre para negociar as transmissões dos jogos em que tiver o mando de campo, o Flamengo poderá, também, arrecadar valores relativos a patrocinadores ao longo da exibição do evento. Ontem, por meio do YouTube, milhares de torcedores faziam lances variados, de R$ 1 a R$ 100, para terem mensagens destacadas no chat da plataforma. Antes mesmo de o jogo começar, o clube havia divulgado arrecadação de mais de R$ 300 mil. Se o Maracanã estava vazio, não faltou calor e generosidade dos torcedores on-line.
A Globo, no entanto, promete manter a disputa judicial. Segundo a emissora, contratos prévios relativos ao Campeonato Brasileiro, por exemplo, continuam valendo e não podem ser desconsiderados, a despeito da MP. O torneio está previsto para começar em meados de agosto. Até o apito inicial, novas jogadas de efeito são esperadas no duelo entre clubes e canais de TV.
Diante do sucesso de audiência do Flamengo na internet, o Banco de Brasília (BRB) também tem motivos para comemorar. Ontem, a marca da instituição financeira foi exibida pela primeira vez no uniforme do time.
O acordo de patrocínio firmado com o clube, por prazo de três anos, prevê aportes anuais de, ao menos, R$ 32 milhões. A possibilidade de o valor total superar esse montante ocorre porque serão desenvolvidos produtos financeiros com o BRB, pelos quais o Flamengo receberá uma parte do faturamento.
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