Brasil

Diretor do Sírio Libanês: temos que estabilizar antes de dar próximo passo

Ainda hoje, o governador do DF, Ibaneis Rocha, assinou novo decreto que libera todas as atividades comerciais, industriais e educacionais presenciais no Distrito Federal

Correio Braziliense
postado em 02/07/2020 15:29
Gustavo FernandesApesar de ver vontade do governo do Distrito Federal em acertar o momento ideal para uma possível reabertura das atividades, o médico oncologista e diretor do Hospital Sírio-Libanês em Brasília, Gustavo Fernandes, afirmou que, em sua visão, seria necessário uma maior estabilização na curva de casos do novo coronavírus antes da retomada de alguns serviços. 

“Eu fico me perguntando se tá na hora de dar o próximo passo, minha visão seria que temos estabilizar isso um pouquinho mais antes de dar o próximo passo. Mas eu não sou o tomador de decisão e eu tenho certeza que o governo usa algoritmos, especialistas e previsões que devem apontar que é viável abrir no dia 7”, disse em entrevista ao Correio no programa CB.Saúde, exibido nesta quinta-feira (2/7).

Ainda hoje, o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), assinou um novo decreto que libera todas as atividades comerciais, industriais e educacionais presenciais no Distrito Federal. Academias e salões de beleza, que atualmente estão fechados, voltarão a operar, por exemplo, na próxima terça-feira (7/7). Já os bares e restaurantes retomam às atividades em 15 de julho. 

O diretor do Sírio-Libanês em Brasília acredita que o governo mudará a recomendação caso perceba, mais próximo da data, que não é o indicado. “As verdades estão envelhecendo muito rapidamente a gente tem que se acostumar a mudar de ideia”, afirmou.

Saiba Mais

Por causa da falta de conhecimento do vírus, Gustavo Fernandes explica que as informações estão sendo construídas em tempo real e, por isso, existe uma dificuldade natural em acertar previsões. 

“É muito mais razoável assumir uma previsão errada e mudar o curso das coisas do que seguir no caminho equivocado. [...] Não dá para a gente se ater muito ao que se falou ontem e entender como se fosse uma promessa porque de fato a cena muda todo dia”, analisou. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags