Brasil

Entidades de saúde lançam plano de enfrentamento à pandemia de covid-19

A motivação para o lançamento do documento foi a "necessidade imediata de mudanças na resposta à pandemia do novo coronavírus diante da inoperância por parte do governo federal"

Maria Eduarda Cardim
postado em 03/07/2020 20:40
A motivação para o lançamento do documento foi a Ao afirmar que a pandemia da covid-19 no Brasil atingiu uma das mais inclinadas curvas de aumento de casos do mundo, o Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (CEBES) e outras entidades da saúde coletiva da Frente pela Vida lançaram nesta sexta-feira (3/7) o P
A motivação para o lançamento do documento foi a ;necessidade imediata de mudanças na resposta à pandemia do novo coronavírus diante da inoperância por parte do governo federal;.

;A presente proposta representa assim uma contribuição da sociedade viva na expectativa de suprir lamentável omissão do governo federal no cumprimento de seu papel perante a população;, diz o documento logo na apresentação.

[SAIBAMAIS]De acordo com CEBES, as recomendações do documento giram em torno de quatro eixos: consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS), C em saúde e produção de insumos estratégico, fortalecimento do sistema de proteção social, e populações vulnerabilizadas e direitos humanos.

O texto, assinado também por outras organizações que compõe a Frente pela Vida, como a Sociedade Brasileira de Virologia (SBV), Sociedade Brasileira de Bioética (SBB), Conselho Nacional de Saúde (CNS), ressalta a adoção de medidas não farmacológicas.

;Uma revisão sistemática de 29 publicações, realizada pela Rede Cochrane, a pedido da OMS, mostrou que quarentenas e outras medidas de saúde pública diminuem o risco de contágio e reduzem de 31% a 63% a mortalidade por covid-19;, afirma a publicação. Leia aqui o documento na íntegra.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação