Brasil

Máscara reduz até 40%

Correio Braziliense
postado em 08/07/2020 04:15

 O presidente Jair Bolsonaro tirou a máscara, ontem, para anunciar o resultado positivo do teste para covid. Esta semana, ele ampliou a lista de vetos feitos à lei aprovada no Congresso sobre o uso de máscaras como forma de proteção contra o novo coronavírus. Estudo realizado na Alemanha, no entanto, aponta que o uso de máscaras reduz a taxa de crescimento dos casos em até 40%. A pesquisa foi publicada no portal VoxEu, realizada por uma equipe de pesquisadores das universidades alemãs Kassel, Johannes-Gutenberg Mainz e TU Darmstadt.


Segundo a análise, virologistas coletam cada vez mais evidências clínicas que comprovam o uso de máscaras como modo de prevenção eficaz da doença. “É proteção coletiva. Evita que as gotículas de saliva de quando se espirra ou tosse contaminem o ambiente”, destaca a presidente da Sociedade de Infectologia do Distrito Federal, Heloisa Costa Ravagnani Muniz.


A especialista ressalta a importância do uso da proteção. “O propósito da máscara é que um protege o outro. Se mais pessoas estão usando a máscara, há menos chance de transmissão”, resume.


O presidente dispensou, na segunda, a exigência da máscara nos presídios, vetando também a obrigação de órgãos, entidades e estabelecimentos de afixar cartazes sobre a forma correta de usar a proteção.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags