Brasil

Vetos de Bolsonaro jogam indígenas à própria sorte, dizem lideranças

Bolsonaro veta normas de preservação das comunidades durante a pandemia e restrige acesso a leitos hospitalares e respiradores. Justificativa foi a criação de despesa para o poder público, mas STF manda governo proteger aldeias

Correio Braziliense
postado em 09/07/2020 06:00

Cerimônia na aldeia fulni-ô. Barroso determinou que Executivo adote medidas para conter contágio de índiosDepois de o presidente Jair Bolsonaro ter sancionado, com vetos, a legislação que estabelece normas de proteção para comunidades indígenas durante a pandemia do novo coronavírus, retirando do texto o acesso das aldeias a água potável, materiais de higiene, leitos hospitalares e respiradores mecânicos, o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o Palácio do Planalto adote uma série de medidas para conter o contágio e a mortalidade por covid-19 entre a população autóctone.


Ontem de manhã, o Diário Oficial da União (DOU) publicou a Lei 14.021/20, aprovada pelo Congresso no mês passado, que cria o Plano Emergencial para enfrentamento à covid-19 nos territórios indígenas e estipula medidas de apoio às comunidades quilombolas, aos pescadores artesanais e aos demais povos e comunidades tradicionais para o combate à crise sanitária. Da proposta original, 22 dispositivos foram vetados. A maioria deles fazia parte de um trecho que obriga o governo federal a executar ações específicas para garantir “com urgência e de forma gratuita e periódica” o acesso das comunidades indígenas a uma série de serviços, como a distribuição de materiais informativos sobre a covid-19 e a implementação de pontos de internet nas aldeias.


Ao justificar as razões dos vetos para o Congresso, Bolsonaro explicou que o fez por “contrariedade ao interesse público e inconstitucionalidade” das medidas do texto. Segundo ele, boa parte das normas “institui obrigação ao Poder Executivo e cria despesa obrigatória ao Poder Público”. O presidente foi aconselhado por quatro ministérios: Saúde, Justiça e Segurança Pública, Economia e Mulher, Família e Direitos Humanos.


Em outra parte da legislação, Bolsonaro vetou o dispositivo que determinava à União adotar mecanismos que facilitem o acesso ao auxílio emergencial, e a outros benefícios sociais e previdenciários, por parte de povos indígenas, quilombolas, pescadores artesanais e demais povos e comunidades tradicionais.


Segundo o presidente “a propositura legislativa é contrária ao interesse público em razão da insegurança decorrente da necessidade de deslocamento da entidade pagadora a milhares de comunidades do Brasil, algumas das quais não se tem um mapeamento preciso, o que revela a real impossibilidade operacional de pagamento em tempo oportuno”.

Determinações

Apesar dos vetos, o presidente terá de atender à decisão do Supremo. O ministro Luís Roberto Barroso determinou que o governo federal crie uma estratégia para enfrentar e monitorar o avanço da pandemia entre indígenas, após um pedido feito pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) e por seis partidos de oposição (PSB, PSol, PCdoB, Rede, PT e PDT), que alegaram omissão do governo federal no combate à covid-19 nas aldeias.

Uma das decisões é de que o Executivo instale uma Sala de Situação para controlar o panorama da doença, que deve funcionar com a participação das comunidades. Além disso, Barroso ordenou que o Planalto desenvolva ações para conter a presença de invasores nas reservas e crie barreiras sanitárias em terras indígenas. Também deve ser garantido o acesso de todos os índios ao Subsistema Indígena de Saúde, incluindo os povos aldeados situados em terras não homologadas.

 


Na decisão, o ministro frisou que os índios, por razões históricas, culturais e sociais, são mais vulneráveis a doenças infectocontagiosas, apresentando taxa de mortalidade superior à média nacional. A covid-19 é um exemplo: de acordo com análise divulgada no fim de junho pela Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab) e pelo Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), o índice de fatalidade da enfermidade entre indígenas é 150% maior do que o registrado em todo o país.

Derrubada

Imediatamente após a publicação oficial no DOU, parlamentares se posicionaram contra a atitude de Bolsonaro. Muitos já falam em derrubar os vetos do presidente, como o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), relator do projeto de lei. “É uma covardia sem precedentes. Em uma das piores crises da história do país, não há compromisso algum com a vida dos mais vulneráveis. Mais um veto compatível com a maldade desse governo. Vamos lutar pela derrubada”, garantiu.

 


A deputada Joenia Wapichana (Rede-RR), primeira mulher indígena na Câmara, também criticou Bolsonaro. “Em uma realidade em que os povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais vêm se mostrando, do ponto de vista biológico, mais suscetíveis à contaminação e morte pela covid-19, vamos atuar pela derrubada dos vetos. É inadmissível que, passados 520 anos, os povos indígenas nesse país continuem sendo ferozmente atacados e seus direitos fundamentais, como o direito à própria vida, negados”, reclamou.


O deputado Bira do Pindaré (PSB-MA) classificou os vetos presidenciais como um “genocídio”. “O presidente diz que a maioria dos vetos cria despesas obrigatórias ao Poder Público. Ele sabe que não é verdade. Nós criamos o orçamento de guerra. Não faz sentido dizer que há limitação de recursos para atender direitos da população”, cobrou.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags