Brasil

Flu conquista Taça Rio e força final do Estadual

Correio Braziliense
postado em 09/07/2020 04:16
Gilberto festeja a abertura do placar. Tricolor ganhou nos pênaltis, levou a Taça e faz Fla-Flu final do Carioca

O Fluminense conseguiu adiar a definição do campeão carioca de 2020. Ontem, em uma atuação marcada pela garra e aplicação tática diante do favoritismo do rival, derrotou o Flamengo na disputa de pênaltis por 3 x 2, após empate por 1 x 1, no Maracanã, para vencer a Taça Rio.


O goleiro Muriel foi o principal herói da conquista ao defender as cobranças de pênalti de Willian Arão e Rafinha, que executou a última cobrança da disputa decisiva, e ainda viu Léo Pereira chutar outra para fora. Assim, ofuscou até Diego Alves, que defendeu as cobranças de Dodi e Michel Araujo. Na disputa, Nenê, Hudson e Fernando Pacheco converteram para o Fluminense, enquanto só Gabriel e Pedro acertaram cobranças para o Flamengo.


Agora, então, a definição do campeão estadual se dará em mais dois jogos contra o Flamengo, pois o time rubro-negro faturou a Taça Guanabara. As partidas vão ser disputadas nos dois próximos domingos.


No tempo regulamentar, a forte marcação e a luta do Fluminense praticamente pararam o ataque do Flamengo, que teve atuação irregular. Foi superior no primeiro tempo, quando Gilberto abriu o placar em cabeceio. Mas não resistiu na etapa final, especialmente após os 30 minutos, quando foi encurralado, e viu Pedro, formado pelo clube das Laranjeiras, igualar o placar. E o time rubro-negro esteve perto, inclusive, de garantir o título antes da disputa de pênaltis, em oportunidades com Bruno Henrique.
O clima da conquista foi, porém, bem diferente ao de qualquer título recente do Fluminense. Afinal, o Fla-Flu, sempre um clássico marcante, foi disputado com o Maracanã vazio, em função das medidas restritivas para evitar a propagação do coronavírus. E com polêmicas extracampo que deixaram a disputa em segundo plano nos últimos dias.


O suspense envolvendo a decisão da Taça Rio começou bem antes do apito inicial. Afinal, o Fluminense teria o direito de transmitir o jogo, por ser o mandante e após receber o aval da Rede Globo. Mas o Flamengo chegou a obter decisão do TJD-RJ que também o permitiria exibir a final, algo que foi revertido apenas momentos antes do clássico pelo STJD.


As partidas acontecerão no próximo domingo e na quarta-feira. Como tem a melhor campanha geral entre os dois turnos, o Flamengo tem a prerrogativa de definir se quer ser mandante no jogo de ida ou no jogo de volta. A situação é prevista no artigo 28 do regulamento da competição. Em seu primeiro parágrafo, ele diz:
“A associação campeã de turno melhor classificada no somatório de pontos obtidos nos 2 (dois) turnos (TG e TR), aplicados os critérios de desempate do artigo 6º, quando couber, terá direito a escolha do mando de campo da primeira ou da segunda partida da final”.


Também não há vantagem de pontos e saldo de gols para nenhuma das equipes. Se houver empate em pontos ganhos ao final da segunda partida, será considerada vencedora a equipe que obtiver melhor saldo de gols nos dois jogos. Persistindo o empate, a decisão será nos pênaltis.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags