Brasil

Fla-Flu dá início à decisão do Carioca

Correio Braziliense
postado em 12/07/2020 04:12
Tricolor levou a melhor ao enfrentar o rubro-negro na última quarta

Fluminense e Flamengo enfrentam-se hoje, às 16h, no Estádio Maracanã, na primeira partida válida pela finalíssima do Campeonato Carioca. Os dois clubes reencontram-se quatro dias após decidirem a Taça Rio, na quarta-feira, em que o tricolor venceu nos pênaltis, após empate em 1 x 1 no tempo regulamentar, e assegurou a conquista do segundo turno do Estadual. Já o rubro-negro chega como o campeão da Taça Guanabara. 

Para quem estava com saudade de futebol e, ainda mais de clássico, por causa da paralisação dos campeonatos em função da pandemia de covid-19, terá Fla-Flu de sobra. Ao todo, serão três partidas em um intervalo de apenas uma semana — o segundo jogo da final será na próxima quarta-feira.

As decisões do Carioca, aliás, ganharam uma disputa fora dos gramados tão acirrada quanto promete ser a briga pela taça de campeão: pelos direitos de transmissão dos jogos. Após uma novela nas últimas semanas, ficou definido que apenas a equipe mandante é a dona dos direitos de transmissão do jogo, e não mais os dois times envolvidos —  a mudança ocorreu devido à edição da MP 894/20, assinada pelo presidente Jair Bolsonaro em junho. Outro episódio importante nessa história foi o rompimento de contrato da Rede Globo com a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) e os outros 11 clubes da primeira divisão, alegando que o acordo previa exclusividade.

Assim, apenas o Fluminense pôde exibir a decisão da Taça Rio, na quarta passada, e fez isso pelo canal do time no YouTube, chamado Flu TV. Hoje, o clube das Laranjeiras fará o mesmo com o primeiro jogo da final do Estadual. A novidade é que o SBT anunciou, ontem, que transmitirá em âmbito nacional o segundo jogo da final, entre Flamengo e Fluminense, na próxima quarta-feira, às 21h. 

De acordo com a emissora, a transmissão será realizada para todo o país, de forma exclusiva. Os jogos ocorrem com os portões fechados para o público, a fim de evitar a transmissão do novo coronavírus, e terão um clima de revanche para o Flamengo, que começou 2020 cheio de moral pelas conquistas do Campeonato Brasileiro e da Taça Libertadores da América no ano passado. O time comandado pelo português Jorge Jesus é o favorito ao título, mas enfrentará um Fluminense com mais autoestima após a última vitória.
 
Histórico de duelos

O clássico de hoje será o quarto da temporada entre os rivais. O Fluminense venceu o primeiro, por 1 x 0, com um gol de letra de Nenê, diante de um Flamengo que foi a campo basicamente com jogadores da base, na fase de classificação da Taça Guanabara. O time da Gávea deu o troco nas semifinais, quando venceu por 3 x 2, após abrir 3 x 0. Por fim, a equipe tricolor levou a Taça Rio nos pênaltis, após igualdade por 1 x 1.

Além de valer o título de campeão carioca, essa decisão reúne os dois maiores vencedores da história do Estadual. São 35 títulos do Flamengo contra 31 do Fluminense. A última vez em que se enfrentaram na final da competição estadual foi em 2017. Nela, o Flamengo venceu o primeiro jogo por 1 x 0 e levou o caneco depois de bater o adversário de virada por 2 x 1 no duelo de volta. (MN)

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags