Correio Braziliense
postado em 15/07/2020 12:59
O Instituto Vencer o Câncer lança o movimento "Para a saúde não existe Quarentena", uma série de vÃdeos em que diversos oncologistas, de todo o PaÃs, falam sobre o momento que vivemos com a pandemia da covid-19 e a importância da manutenção dos tratamentos dos pacientes oncológicos e dos exames para o diagnóstico dos tumores. Muitas pessoas não estão fazendo seus exames de rotina por causa da pandemia e a expectativa é que os casos de câncer em estágio avançados cresçam.
"Neste momento, ainda é importante manter o isolamento social. Mas, em se tratando do câncer, uma doença igualmente grave, o inÃcio e continuidade do tratamento passam a ser prioridade", afirma o oncologista Fernando Maluf. "Os hospitais e laboratórios estão preparados para receber os pacientes com total segurança. A espera, no caso do câncer, pode ser um complicador irreversÃvel", acrescenta.
Segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer, divulgadas em fevereiro, antes da quarentena, o Brasil deve registrar 625 mil novos casos de tumores neste ano. Um levantamento das Sociedades Brasileiras de Cirurgia Oncológica e de Patologia mostra que, por causa da pandemia do novo coronavÃrus, houve redução de até 90% na quantidade de exames que deveriam ser oferecidos em hospitais. Novos vÃdeos serão postados semanalmente, no canal do Instituto Vencer o Câncer no YouTube.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.