Brasil

Governo vai pedir mais recursos ao Congresso para ações na Amazônia

Projeto de lei está sendo assinado pelo presidente Jair Bolsonaro. Intenção é obter verba para operações das forças armadas na região

Correio Braziliense
postado em 15/07/2020 14:05
Projeto de lei está sendo assinado pelo presidente Jair Bolsonaro. Intenção é obter verba para operações das forças armadas na regiãoApós reunião do Conselho da Amazônia Legal, o vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) disse que o presidente Jair Bolsonaro está assinando uma proposta de lei a ser enviada ao Congresso Nacional pedindo mais recursos para ações de combate ao desmatamento e queimadas na Amazônia. 

O recurso será para a extensão da operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), prorrogada na última sexta-feira (10) até o dia 6 de novembro deste ano, garantindo, assim, a permanência das Forças Armadas na Amazônia.

"Hoje está sendo assinado pelo presidente a proposta de um projeto de lei indo ao Congresso concedendo recursos para a extensão dessa operação", disse Mourão após reunião do Conselho, nesta quarta-feira (15). O vice-presidente tem dito que a permanência dos militares se faz necessária frente ao baixo número de efetivo dos órgãos ambientais de fiscalização. 

De acordo com ele, o governo está trabalhando no planejamento para recuperar a capacidade operacional das agências ambientais, citando o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e a Fundação Nacional do Índio (Funai).

O vice-presidente ressaltou que só após a ampliação da capacidade dos órgão é que será possível liberar as Forças Armadas do emprego constante de atividades na Amazônia contra a degradação ambiental. A operação de militares na Amazônia é chamada de Verde Brasil. Mourão disse antes da reunião do Conselho que o governo tem um planejamento para manter a operação até o fim do mandato do presidente Jair Bolsonaro, em 2022, caso seja necessário.

Saiba Mais

Após encontro, ele voltou a falar sobre o assunto, e explicou que o país está com planejamento das operações de comando e controle até o final do presente mandato do presidente Jair Bolsonaro. "Não especificamente que seja com emprego das Forças Armadas em operações de Garantia da Lei e da Ordem, porque a nossa visão é que nós precisamos ter um planejamento para recuperação da capacidade operacional dos órgãos de fiscalização", disse.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags