Brasil

Ministro Salles diz que lixões devem ser encerrados até 2024

Capitais e regiões metropolitanas terão até 31 de dezembro de 2020 e municípios com menos de 50 mil habitantes terão quatro anos para fechar os aterros

Correio Braziliense
postado em 15/07/2020 14:24
Ricardo SallesA previsão é que os lixões existentes na grande maioria dos municípios brasileiros sejam encerrados até 2024. Tal prazo é apenas para as cidades que fizerem planos municipais. Aqueles que não fizerem terão até 31 de dezembro deste ano, disse o ministro de Meio Ambiente, Ricardo Salles, durante a sanção do marco do saneamento, nesta quarta-feira (15/7). “A qualidade ambiental urbana é prioridade deste governo”, afirmou.

Segundo ele, além dos 100 milhões de brasileiros sem coleta de tratamento de esgoto e 35 milhões sem água, praticamente 100% dos municípios têm problemas de lixões. “Com o novo marco, essa agenda urbana, relegada a segundo plano até então, ganha a importância que deve ter.  O maior demonstrativo do nosso subdesenvolvimento é a falta de saneamento”, observou.

Saiba Mais

Salles disse que o tema dos lixões está contemplado no normativo do saneamento, com prazos para o encerramento dos existentes, conforme o plano municipal. “Essa epidemia dos lixões precisa acabar. Para isso, o MMA atua no programa Lixão Zero, estimula reciclagem, coleta seletiva, e aproveitamento energético daquilo que pode ser usado. Esses dois pilares, saneamento e resíduos sólidos, são ambos tratados na legislação sancionada”, reforçou. 

O marco define novos prazos para o encerramento de lixões a céu aberto. Capitais e regiões metropolitanas terão até 31 de dezembro de 2020 e municípios com menos de 50 mil habitantes terão até 2024.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags