Brasil

Atraso e evasão escolar são uma realidade para jovens no Brasil

Dados do IBGE revelam que mulheres e pretos e pardos são mais atingidos

Correio Braziliense
postado em 15/07/2020 15:40
Sala de aula vaziaA evasão escolar é uma realidade no Brasil. De acordo com dados do PNAD Contínua 2019 divulgados nesta quarta-feira (15/7) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que o atraso ou abandono escolar atinge uma grande parcela dos jovens do país. Os dados ainda mostram que a situação se agrava ao se analisar faixas etárias mais velhas. 

Entre jovens de 11 a 14 anos, o percentual de abandono era de 12,5%; já entre a faixa etária dos 15 aos 17 anos, o valor sobe para 28,6%. Já quando se analisa os dados entre pessoas dos 18 aos 24 anos, a situação passa a ser de 75% do total, sendo 11% atrasados e 63,5% não frequentavam escola e não tinham concluído o ensino obrigatório. 

De acordo com o levantamento, o principal motivo para a evasão escolar foi a necessidade de trabalhar, 39,1%. Na sequência, a falta de interesse representou 29,2% dos casos. No caso do abandono pelas mulheres, destacou-se a gravidez, 23,8% dos casos, seguido por afazeres domésticos, que resultaram em 11,5% dos casos. 

Saiba Mais

Do número total de pessoas na idade escolar, entre 15 e 17 anos, 78,8% tinham dedicação exclusiva aos estudos. Já entre os 15 e 29 anos, o percentual de pessoas que não trabalhavam, nem estudavam, nem se qualificaram, era de 22,1%. Os dados apontam que as mulheres e pessoas negras ou pardas foram mais prejudicadas, sendo 27,5% o percentual entre as mulheres, e 25,3% entre pretos e pardos. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags