Brasil

Educação a distância dos Colégios Militares atende desde antes da pandemia

O modelo já foi premiado diversas vezes e se destaca desde 2008

Correio Braziliense
postado em 16/07/2020 18:21
O modelo já foi premiado diversas vezes  e se destaca desde 2008A educação dentro dos Colégios Militares é consagrada no Brasil como um ensino de alta qualidade. Desde antes da pandemia do novo coronavírus a educação à distância já era uma realidade através da Seção de Educação a Distância do Colégio Militar de Manaus. Quando os filhos ou dependentes dos militares que servem em algumas situações específicas que não tem acesso à escolas de qualidade, há possibilidade dos jovens cursarem a educação básica no modelo de educação à distância, agora ampliado para outros alunos da Sistema Colégio Militar do Brasil. Durante o momento que a educação mundial vive, essa expertise vem a calhar, pois oferece um sistema planejado e de qualidade para manter a educação dos alunos.

O público alvo dessa iniciativa são jovens com idade entre 10 e 17 anos, cursando o ensino fundamental, do 6º ao 9º ano; ou o ensino médio, do 1º ao 3º ano. A proposta pedagógica do modelo inclui interdisciplinidade, modernidade e tradição, educação integral e aprendizados para a vida do aluno, que é o centro desse processo. O serviço atende militares servindo no Comando Militar da Amazônia (CMA), Comando Militar do Norte (CMN) e dos dependentes de militares das Forças Armadas servindo em missão no exterior e no Comando Militar do Oeste (CMO). Ainda são contemplados locais determinados pela Diretoria de Educação Preparatória e Assistencial (DEPA).

O Coronel Cezar Carriel Benetti, Adido Militar na Polônia, relata que tem uma boa experiência com o ensino a distância oferecido. Ele conta que existem dificuldades para alunos brasileiros fora do Brasil: "Para um estudante brasileiro existem dois grandes desafios. O primeiro é a dificuldade no idioma polonês e o segundo é a diferença de calendário letivo". "Com isso optamos por matricular o Fabrício no ensino a distância do Colégio Militar de Manaus", relata satisfeito.

Segundo o Coronel, ao ingressar, o aluno tem acesso ao conteúdo on-line, além de receber apostilas pelo correio e realizar avaliações periódicas. Além da educação de qualidade, outro benefício é a facilidade do aluno retornar ao ensino presencial. "Outra aspecto importante é que quando retornarmos ao Brasil, ele voltará ao ensino presencial em um dos colégios militares do sistema colégio Militar em uma transição bem natural"

Premiado

No dia 19 de agosto, o Colégio Militar de Manaus (CMM) participou da entrega de prêmios realizada em São Paulo, pelo Institute for Learning and Performance. Pela 11ª vez consecutiva, o CMM recebeu o prêmio de referência nacional, na modalidade educação a distância. O prêmio tem o intuito de reconhecer iniciativas educacionais com indicadores de sucesso para o mercado. Desde 2008 o CMM se destaca como Ensino de Excelência.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags