Brasil

Acesso on-line para alunos de baixa renda desafia universidades federais

O Ministério da Educação informou que disponibilizará internet para estudantes de baixa renda matriculados nas universidades federais e nas instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica do MEC

Correio Braziliense
postado em 19/07/2020 06:55
O Ministério da Educação informou que disponibilizará internet para estudantes de baixa renda matriculados nas universidades federais e nas instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica do MECNa maioria das universidades federais brasileiras, as aulas foram paralisadas em março, a princípio por 15 dias. A situação estendeu-se e os alunos já acumulam quatro meses sem aulas. Para reverter a situação, universidades de todo o país começam a planejar o retorno remoto das atividades. Entre os desafios está atender a alunos com baixa renda que não têm acesso à internet ou a um computador.

“Todas as universidades estão num movimento de retomada das atividades de forma remota. Entretanto, o tempo de cada instituição é diferente. Temos casos com as atividades bem avançadas, enquanto outras ainda não voltaram”, pondera o vice-presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG) Edward Madureira. “Todos estão se mexendo muito e se organizando a partir da própria realidade. Algumas instituições, por exemplo, estão criando um semestre especial para esse momento.”

Saiba Mais

O Ministério da Educação informou que disponibilizará internet para estudantes de baixa renda matriculados nas universidades federais e nas instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica do MEC. De acordo com a pasta, a iniciativa deverá atingir cerca de 906 mil estudantes junto às 110 instituições federais de ensino. “Essa discussão ocorreu em paralelo, não teve relação com esse movimento de retomada das atividades. É claro que ajuda bastante”, pondera Madureira. 

Ele destaca que atender a alunos com renda familiar baixa, que não têm acesso às ferramentas, é uma das grandes dificuldades. “A medida que o MEC fez foi fornecer o pacote de dados. Além disso, o MEC apoiou uma ou outra universidade com recurso”, aponta. Na capital federal, a Universidade de Brasília (UnB) retomará atividades de forma remota em 17 de agosto. (RR)

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags