Brasil

Grau de confiança em médicos cresce diante da pandemia de covid-19

O desencontro de orientações em meio à crise de emergência em saúde é apontado como principal fator que atribui mais credibilidade aos médicos. O índice cresceu nove pontos percentuais neste período

Correio Braziliense
postado em 20/07/2020 18:50
O desencontro de orientações em meio à crise de emergência em saúde é apontado como principal fator que atribui mais credibilidade aos médicos. O índice cresceu nove pontos percentuais neste períodoO médico é o profissional que os brasileiros mais depositam a confiança, segundo uma pesquisa Datafolha encomendada pelo Conselho Federal de medicina (CFM). Em meio ao cenário pandêmico, o grau de credibilidade cresceu nove pontos percentuais, passando a ser indicado como primeiro da lista para 35% dos entrevistados. Na pesquisa anterior, realizada em 2018, os médicos tinham um índice 24%.  

O principal motivo para o aumento, apontado na pesquisa, é a insegurança provocada pelo excesso de informações desencontradas e descontroladas no âmbito da covid-19. Segundo o CFM, esse cenário tem deixado a população insegura, contribuiu para o aumento do percentual de confiabilidade dos médicos. Para 64% dos entrevistados, é alto o nível de confiança depositada no trabalho dos médicos durante a pandemia.

No contexto do levantamento, os entrevistados também foram questionados sobre a atuação dos médicos n enfrentamento à pandemia. O trabalho foi considerado ótimo ou bom para 77% das pessoas, 17% consideraram regular e 6%, ruim ou péssimo.

Saiba Mais

Mesmo diante de críticas quanto ao empenho e qualidade da assistência, quase a totalidade dos brasileiros o problema gira em torno de má gestão. Para 99% dos entrevistados, esses profissionais carecem de condições adequadas para o pleno exercício de suas atividades.

Depois dos médicos, os professores são a categoria com maior grau de credibilidade para a população brasileira, sendo escolhidos como profissionais mais confiáveis em 21% das entrevistas. Em seguida, aparecem os bombeiros (11%), policiais (5%), militares e juízes (cada categoria com 4%) e advogados, jornalistas e engenheiros (3%, cada). A pesquisa ouviu 1.511 pessoas, com 16 anos ou mais, em entrevistas estruturadas por telefone, de todas as regiões do país.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags